Galeria distinguiu autores de várias artes

0
248
Os premiados, junto às suas obras, do primeiro concurso da Art4 Family Galeria e que são de várias localidades do país

A Art 4 Family Galeria atribuiu prémios aos melhores concorrentes nas áreas da fotografia, escultura e pintura

Nuno Silva e Pinto, de Coimbra, foi o grande vencedor do primeiro concurso de arte promovido pela ART 4 Family Galeria. Foi com a série de fotografias “Entre risos e horizontes que alcançou o primeiro prémio – de dois mil euros – do primeiro concurso desta nova galeria, situada no Caldas Shopping. As imagens foram obtidas quando o autor fez uma viagem a São Tomé e Príncipe e, como foi fotojornalista, é através da imagem que continua a retratar importantes momentos da sua vida, tal como no Natal de 2022. Nestas fotografias “mostro como é a infância naquele país, onde as crianças, apesar das muitas dificuldades, ainda sonham de forma livre”, disse Nuno Silva Pinto que trabalha numa editora no Porto.
O segundo classificado foi Sérgio Matos pela escultura “ Exalação de Liberdade” (500 euros).
O autor de Lisboa e está a tirar o doutoramento em escultura e foi distinguido com uma obra que reinterpreta o mito de Sísifo. “Ele liberta-se da rocha, terminando o processo de a levar até ao topo e de reiniciar o caminho sem fim à vista”, disse o autor que produziu a obra em cerâmica, que depois foi fundida numa liga metálica. A terceira classificada foi Inês Fernandes pela pintura “Teia de Liberdade” ( 250 euros). A autora dedicou o seu trabalho aos vários tipos de liberdade: “física, de expressão, de amar quem quisermos e ainda referindo Abril pelo cravo”, disse a autora que considera que estas estão todas interligadas e expressou a ligação no seu trabalho. A engenheira mecânica, que tem como hobbie a pintura, está a pensar em adquirir segunda casa no Oeste.
Para todos os concorrentes, a iniciativa deveria decorrer mais vezes para incentivar e distinguir mais artistas.
Segundo João Paulo Cunha, o mentor da galeria e do concurso, houve 34 participantes nesta primeiro edição que teve como júri elementos da Galeria Art4Family, da autarquia e da ESAD.CR.
Foram ainda atribuídas sete menções honrosas entre as obras candidatas. “Ficámos muito satisfeitos com esta realização e já convidámos os autores e expôr aqui na galeria”, disse o médico que já garantiu que haverá uma segunda edição em 2025 e que terá como tema o Impressionismo. A ART 4 Family Galeria continuará a apresentar novas propostas. A próxima realização decorrerá, a partir das 11h00, no dia 1 de junho, dedicado às crianças e também abrirá uma mostra coletiva que visa dar destaque aos artistas desta região. ■