Governo atribui estatuto de interesse público à associação do Teatro da Rainha

0
84

O Teatro da Rainha – Associação Republicana da Rainha e Etc. recebeu o estatuto de utilidade pública. Foi no dia 22 de dezembro que o estatuto foi atribuído pelo Governo à companhia de teatro residente das Caldas da Rainha.
Segundo o documento, o grupo vem desenvolvendo, desde a sua constituição, em 2004, “relevantes atividades de natureza profissional no domínio do teatro (criação, produção, formação, animação e difusão) e ações no domínio das artes da cena, das artes plásticas e de edição em geral”.
Ainda segundo o texto do despacho, esta “é uma companhia-escola que projeta a sua atividade – com apoio autárquico regular – na cidade das Caldas da Rainha, cooperando, em particular, com o respetivo município, na prossecução dos seus fins, de modo dedicado à sua alargada comunidade de espectadores, local, nacional e internacional”.
Segundo Ana Pereira, produtora do Teatro da Rainha, o estatuto de entidade de interesse público, que foi atribuído pelo Governo por um prazo de 10 anos, traz ao grupo teatral vantagens fiscais e vai permitir, por exemplo, que espetadores e amigos da companhia residente das Caldas possam inscrever no IRS a doação de 0,5% dae parte dos seus impostos para o grupo.
Ter o estatuto também pode ser útil para obter mecenato, além de passar a ter ialgumas senções, no selo e no imposto de circulação, frisou a dirigente. ■