A Guerra do Xadrez foi apresentada pelos mais velhos aos mais novos no Bombarral

0
806
Gazeta das Caldas
O grupo de actores amadores que deu vida à peça | D.R.

“A Guerra do Xadrez” foi a última peça apresentada pelo grupo de teatro amador do programa “Universitários 50+” no Centro Escolar do Bombarral, no passado dia 11 de Abril.
Este espectáculo contou com a encenação de Ana Marques e é uma adaptação do texto original de António Pina, “A Guerra do Tabuleiro de Xadrez”. As quatro cenas desenrolam-se sob um tabuleiro de xadrez em que as peças ganham vida e entram em guerra.

Contudo, este confronto entre reis, rainhas, cavaleiros e peões acaba da melhor forma, com os personagens a reconhecerem a inutilidade do conflito e a selarem um pacto de paz.
Do lado do público estiveram os alunos do 4º ano e a Unidade de Multi-deficiência do Centro Escolar, os idosos do Centro Social e Paroquial do Bombarral, alguns seniores do programa Universitários 50+ e Patrícia Pereira, vereadora da Ação Social da Câmara do Bombarral.
Sobre iniciativas como esta, Luís Camilo Duarte, director da escola, disse que “proporcionam o encontro de gerações e contribuem para que pessoas com idades mais avançadas se mantenham vivas e activas”.
“A Guerra do Xadrez” foi interpretada por Maria Arminda Gustavo, Maria Beatriz Horta Dinis, Maria Purificação Cardoso, Maria do Carmo Santos, Maria do Rosário Franca, Maria Isabel Vicentino, Lucília Isabel Vinagre Cardoso e Manuel Patrício. M.B.R.