Há novas sardinhas bordalianas fabricadas nas Caldas

0
1350
José Ramalho deu vida a Bordalo Pinheiro na sessão de apresentação | JLAS

A Fábrica Bordallo Pinheiro lançou recentemente novas sardinhas bordalianas. O “cardume” conta agora com 19 novas sardinhas  em estreia absoluta, incluindo uma edição especial da autoria do artista plástico Bordalo II, conhecido pelas suas intervenções de arte urbana. As sardinhas, feitas nas Caldas, já são exportadas para vários países, tendo sido anunciado que juntamente com outras peças bordalianas passaram a ser comercializadas em Timor Loro Sae. Já podem ser adquiridas num hotel de Dili mas em breve, também numa loja da Vista Alegre que vai abrir no país onde nasce o sol (ou seja, Loro Sae).

 

 

A colecção de sardinhas Bordallo tem agora 19 novas propostas. A Sardinha Raphael Bordallo Pinheiro é da autoria de Chico, ilustrador brasileiro do jornal O Globo. Este decidiu imortalizar, na sua peça, a figura de Bordallo, com o seu monóculo, bigode e rasgo de génio, com o lápis sempre engatilhado com ordem para satirizar. Por seu lado, o artista urbano Bordalo II fez um manifesto ambiental designado Sardinha Intoxicada. A sua peça apresenta-se num tubo de ensaio de vidro, com avisos de radioactividade e mutações variadas decorrentes da poluição dos mares.
Da coleção lançada agora fazem ainda parte a Sardinha Economia, a Sardinha Finanças, com desenhos originais do próprio Bordallo Pinheiro, que foram capa da revista A Paródia, em 1900. A primeira foi decorada com a “galinha choca das dívidas” e a segunda com um cão, preso à coleira do défice. Há uma terceira que foi feita originalmente pelo famoso artista e que retrata-a de forma naturalista.
Agora podem ser coleccionadas a Sardinha Miss Castelinhos, a Sardinha Nossa Senhora de Fátima, a Sardinha Vader, a Pop Art e a Sardinha Constelação, a Bando, Pezinho de Dança, Nadadora, Canção Eterna e a dedicada Ao Sol, numa ode ao Verão.
O evento de apresentação da nova coleção teve lugar em Lisboa, no restaurante panorâmico Zambeze, junto ao Castelo, e contou com a participação de caras conhecidas, admiradoras do legado da Bordallo Pinheiro, como Gisela João, Kátia Guerreiro, Rita Ferro Alvim, Leonor Seixas, Mia Relógio, Sofia Cotrim, Mariana Alvim, Maria Botelho Moniz, Inês Folque, Catarina Beato e o cartoonista António.
Houve uma participação especial: a do caldense José Ramalho que voltou a dar vida a Bordallo Pinheiro.

Peças Bordallo chegam a Timor

Cada sardinha bordalliana custa 18,90 euros e pode ser adquirida nas lojas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, bem como na própria . O preço dos packs exclusivos de duas sardinhas é de 34,90 euros. A sardinha da autoria de Bordalo II é uma edição limitada a 199 exemplares, custando 169,99 euros.
A colecção foi iniciada em 2014 começou com 22 sardinhas, chegando agora às 70, seleccionadas no “Concurso Sardinhas das Festas de Lisboa” feito em parceria com a EGEAC/Câmara de Lisboa.
Atualmente, a coleção já é um êxito de vendas, sendo comercializada na Alemanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, França, Suíça e República Dominicana. “A exportação das sardinhas já representa mais de 10% das vendas totais da Bordallo Pinheiro. Desta percentagem 6% são para o estrangeiro”, afirmou Nuno Barra durante a apresentação da colecção.
O administrador referiu também na sessão de apresentação que as peças Bordallo estão a começar a ser vendidas em Timor: “a marca possui um corner [pequeno espaço comercial] num hotel importante de Dili e ainda vamos abrir uma loja Vista Alegre em meados de Agosto que também terá peças Bordallo”.

Algumas das sardinhas agora lançadas no mercado | JLAS
Algumas das sardinhas agora lançadas no mercado | JLAS