Halfstudio com obra em prédio em Moscavide

0
296
Mariana Branco e Emanuel Barreira são a dupla caldense que se dedica a este tipo de intervenção. Têm feito trabalhos por todo o mundo

Dupla de artistas caldense fez intervenção de arte pública efémera em prédio em construção em Moscavide

A dupla de artistas caldense Halfstudio foi convidada a criar uma instalação temporária de arte pública para o novo complexo de edifícios Oriente Green Campus que está a ser construído em Moscavide. Fica na Avenida de Moscavide 88 (entre a esquadra e o Lidl daquela zona), num edifício que foi anteriormente uma fábrica de pólvora.
Emanuel Barreira e Mariana Branco aceitaram o desafio que lhes foi proposto pela Galeria Underdogs, que tem a curadoria desta intervenção artística, proposta pela Norfin.
Trata-se pois de uma obra de arte em grande escala, criada pela dupla de artistas caldense e que é composta por uma série de esculturas que assumem a forma de palavras inspiradoras. “As palavras que criámos em grande escala foram escolhidas por pessoas da comunidade das freguesias de Moscavide e da Portela”, disse Emanuel Barreira, dos Halfstudio, à Gazeta das Caldas.
Ao longo de duas manhãs, pessoas que vivem naquela zona realizaram um workshop de escrita criativa com a dupla de autores das Caldas e também com a coordenação do educador sociocultural e artista, músico Maze (André Neves) e, em conjunto, chegaram a um número de palavras que deram origem às esculturas gigantes que foram colocadas na fachada deste prédio em construção.
“As palavras que foram escolhidas em conjunto traduzem os valores, os desejos e algumas memórias da população daquela zona da cidade”, disse Emanuel Barreira, acrescentando que, n o trabalho que fazem relacionado com a arte urbana, “procuramos sempre que haja a participação das pessoas que vivem junto aos locais onde fazemos as nossas propostas”.
A inauguração da instalação, no início do ano, foi acompanhada por uma performance com direção artística do Iminente, que incluiu música, palavra falada e ainda circo contemporâneo.
Quem quiser conhecer esta intervenção dos Halfstudio, tem até ao fim do mês de março para o fazer.
A seguir, as obras do edifícios Oriente Green Campus vão prosseguir e esta forma de arte pública, relacionada com a linguagem, deixará de existir. Esta escultura de grande escala, para o espaço público, tem um carácter efémero. Os Halfstudio – que estão disponíveis para criar trabalho na região – já têm agendadas participações em festivais de arte urbana que se vão realizar este ano na Holanda e em Espanha.■

A intervenção de arte urbana é efémera e poderá ser apreciada até ao final do mês de março