Historiadora da Nazaré distinguida com bolsa da Universidade de Munique

0
62

A historiadora Raquel Varela, que é natural da Nazaré, foi a primeira agraciada com a bolsa Simone Veil-Project Europe da Universidade de Munique.

A distinguida é autora de várias obras sobre a história contemporânea de Portugal e da Europa. O seu livro “Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos Nossos Dias”, publicado pela Bertrand, foi o primeiro livro escrito por um historiadora portuguesa sobre a Europa e está já na segunda edição. Este ano, será publicado em inglês, no Reino Unido.

Raquel Varela é historiadora, investigadora e professora universitária. Trabalha na Universidade Nova de Lisboa /IHC, é Fellow do International Institute for Social History (Amsterdam), além de ter sido professora-visitante internacional da Universidade Federal Fluminense.

É coordenadora do projecto internacional de história global do trabalho In The Same Boat? Shipbuilding industry, a global labour history no ISSH Amsterdam / Holanda.

A autora, que é natural de Fanhais, é coordenadora de 25 livros sobre história do trabalho, do movimento operário, história global. Publicou como autora 51 artigos em revistas com arbitragem científica, na área da sociologia, história, serviço social e ciência política.

Foi responsável científica das comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril (2014). Em 2013 recebeu o Santander Prize for Internationalization of Scientific Production. É editora convidada da Editora de História do Movimento Operário Pluto Press/London e comentadora residente do programa semanal de debate público O Último Apaga a Luz na RTP.