Ilustrações inspiram teatro no Turismo

0
227
A autora e o curador Feliciano Costa junto a ilustrações e com livros de Ana Maymone
- publicidade -

Ana Maymone apresenta originais que ilustram livros e que inspiraram alunos a representar

Abriu ao público a 6 de julho, na galeria de exposições do Turismo, a exposição de ilustração, “Oníricos: Qual é o seu sonho?” da ilustradora Ana Maymone que na abertura também fez a apresentação do livro “Máquina de dormir”. A mostra tem curadoria de Feliciano Costa, caldense de 24 anos, que estudou Design de Ambientes e agora Artes Plásticas na ESAD.CR.
A mostra reúne ilustrações de vários livros da autora – que é ilustradora e professora – e que coordenará nos dias 13 e 20 de julho, às 10h00, workshops de livro e de ilustração, no local da exposição.
O curador Feliciano Costa referiu – em relação a “Oníricos: Qual é o seu sonho?” – que Ana Maymone, reflete nos seus trabalhos de ilustração “questões ligadas a várias minorias e até nos leva a refletir sobre alguns tabus”. Tecnicamente esta autora usa a aguarela e também a serigrafia, feita com cartão que reaproveita das embalagens. Presentes estão ainda vários formatos de livros, mostrando que também é possível inovar na forma de apresentar as ilustrações.
O curador explicou que a mostra que agora abriu portas ao público está dividida em dois espaços.

Trabalhos que integram a exposição de ilustração desta autora que iniciou o seu percurso na arquitetura

Os trabalhos desta ilustradora podem ser apreciados no espaço da galeria como também no restaurante Coletivo. No primeiro andar estão sobretudo as ilustrações do universo infanto-juvenil enquanto que no piso térreo onde fica o Coletivo está mais focado nos trabalhos relacionados com os livros de autor.
O livro “Máquina de dormir” que foi apresentado na inauguração aborda a questão do bullying pois retrata a história de um menino que nasce num país onde todas as crianças têm um gémeo… e ele não. A personagem que, no início da obra, sofre de “monotonia crónica” vai dar a volta à situação e contar com todos, mesmo os que antes o criticavam, agora vão ajudá-lo a criar uma máquina especial.
Ana Maymone (Lisboa, 1982), embora seja arquiteta, é a escrever, a ilustrar e a trabalhar com os seus alunos que se realiza. Terminou o Mestrado em Ensino das Artes Visuais, tendo obtido a nota máxima.

Uma das obras da ilustradora e professora que vive nas Caldas da Rainha há oito anos
- publicidade -

Novos livros e um mural
Entre os novos projetos desta autora está a ilustração de dois livros, um deles será pro bono, e em parceria com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal. Nesta futura obra, a autora irá ilustrar para quem tem um tipo de visão diferenciado e que será um desafio de ilustração para Ana Maymone. Esta autora já trabalhou com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e, além de livros, esta autora está entusiasmada pois irá desenvolver com os utentes um mural que será dedicado a atividade da hipoterapia.
No dia 27 de julho, às 10h00, a mostra de ilustração vai encerrar com as performances “ Permaneceres” que serão levada a cabo pelos Bordalitos, grupo de arte dramática da Escola Secundária Bordalo Pinheiro, com quem a autora trabalhou, durante a realização do seu estágio. ■

- publicidade -