Instalação de Fernando Pinheiro na galeria do Mosteiro de Alcobaça

0
336

A Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça acolhe até 4 de Março a exposição “Fernando Pinheiro a preto e branco”.
Com recurso a diversos materiais nobres, Fernando Pinheiro criou uma intervenção que é “fiel a alguns dos preceitos que estão na base dos princípios fundadores da Ordem de Cister”, refere o curador da mostra, Nuno Faria.
“Fernando Pinheiro a preto e branco” é uma intervenção com a qual “o artista busca algo mais do que aquilo que a vista pode alcançar, colocando o primado não tanto na imagem ou no visual, mas no princípio de articulação, próprio do desenho entendido enquanto projecto”. O resultado: “uma reverberação simbólica do silêncio, ou melhor, da ausência de fala, que marcou a construção do edifício” em que a intervenção recupera a passagem do balde de mão em mão tantas vezes repetida na construção do monumento.
A acompanhar a intervenção de Fernando Ribeiro, há um texto de Gonçalo Couceiro e um filme de vídeo Masako Hosono. A exposição pode ser vista todos os dias

J.F.