O jazz já toca na cidade

0
1018
Gazeta das Caldas
“Viloko” Latin Jazz Trio apresentaram-se em Óbidos
- publicidade -

O arranque da 5ª edição do Caldas Nice Jazz começou fora do grande auditório do Centro Cultural e Congressos, com concertos gratuitos nas Caldas da Rainha, Foz do Arelho e Óbidos. Estabelecimentos comerciais, escolas e espaços públicos transformaram-se em palcos improvisados que acolheram jovens artistas que estão a dar as primeiras cartas no jazz.

O primeiro espectáculo realizou-se no dia 18 de Outubro, no Cocos Beach Club, com Sara Pestana a actuar ao lado de Marco Santos no piano e Diogo Alexandre na bateria. Esta foi uma noite diferente neste bar da Foz do Arelho, que aproveitou a ocasião para preparar uma ementa especial e proporcionar aos seus clientes um jantar acompanhado de um concerto intimista. É já o segundo ano que o Cocos Beach Club se associa ao festival de jazz.
No dia seguinte, 19 de Outubro, e num contexto completamente diferente actuaram três alunos da Escola de Jazz do Porto. Inês Pereira, Jorge Cruz e Pedro Barreiros apresentaram-se no auditório da Escola de Hotelaria do Oeste, que esteve completamente cheio para assistir ao concerto. Professores e alunos passaram a tarde fora da sala de aula, num concerto muito aplaudido e que foi descrito como muito agradável.
Já sexta-feira à noite, 20 de Outubro, foi a vez do grupo “Viloko” Latin Jazz Trio (Marco Santos, Leo Espinosa e Pepe Silva) mostrar as suas sonoridades em Óbidos, diante uma plateia de 150 pessoas que compôs o auditório da cerca do castelo. Esta banda nasceu em Lisboa e revela em palco uma fusão de culturas que resulta das diferentes origens dos seus elementos: Portugal, Cuba e Espanha. Apresentam, por isso, standards do jazz tradicional com arranjos de música latina (salsa, chá-chá-chá ou bolero). Este espectáculo foi também uma estreia do Caldas Nice Jazz em Óbidos, o que se proporcionou graças a uma parceria entre o festival de jazz e o Folio (Festival Internacional de Literatura de Óbidos), dois eventos cujas datas coincidem.


- publicidade -

De Óbidos novamente para as Caldas, o CNJ passou pela estação da Rodoviária do Oeste. Sábado de manhã, a partir das 11h00, o terminal rodoviário transformou-se no local de concerto da Banda Comércio e Indústria, que participa pela primeira vez no festival. Por aquele ser um espaço de entrada e saídas de autocarros, com muitas pessoas que ali estão apenas de passagem, os músicos estavam um pouco cépticos em relação ao espectáculo. Acabaram por ser surpreendidos, pois foram recebidos por muitas pessoas que se deslocaram ali com o intuito de assistir ao concerto. Outras, aproveitaram a ocasião para fazer uma pausa no programa que tinham planeado para essa manhã. O público aplaudiu também com surpresa a participação de uma cantora e de um acordeonista, convidados pelo maestro Adelino Mota, duas presenças que não são habituais em actuações desta banda filarmónica.
Os primeiros concertos do Caldas Nice Jazz na cidade terminaram em Óbidos, desta vez na Praça da Criatividade, com a actuação da jovem compositora Beatriz Pessoa. Esta fez-se acompanhar por António Quintino (baixo), João Lopes Pereira (bateria) e Margarida Campelo (teclado) e apresentou um espectáculo em que o jazz se misturou com o pop. Assistiram cerca de 70 pessoas.
O festival do jazz continua até 1 de Dezembro, não só com mais concertos na cidade, como no palco do CCC, onde subirão os grandes nomes do cartaz deste ano. Hoje, sexta-feira, às 21h30, actua a norte-americana Hailey Tuck (a cantora já tinha sido convidada na edição anterior, mas o seu concerto foi cancelado devido a problemas de saúde), e amanhã, dia 28, toca a banda Club des Belugas com Brenda Boykin, também às 21h30. Domingo, a partir das 16h00, é a vez da pianista brasileira Patrícia Lopes apresentar o seu espectáculo inspirado nas poesias de Fernando Pessoa.

Próximos concertos na cidade (entradas livres)

28 de Outubro – Fat & Slim na Toca da Onça às 23h00
30 de Outubro – Rodrigo Correia Trio & Júlia Valentim no Café Capristanos às 18h00
31 de Outubro – Bones Trio no Restaurante Maratona às 21h30
1 de Novembro – Daniel Bernardes no Hotel Sana Silver Coast às 16h00
2 de Novembro – DJ Paulo Azevedo na Toca da Onça às 23h00
3 de Novembro – Bjazz no Café Concerto do CCC às 23h00

- publicidade -