
“Feliz Aniversário” é a comédia que será representada a 19 e 20 de julho no CCC
Na próxima semana, subirá ao palco do CCC, a comédia de sucesso internacional, da autoria de Marc Camoletti, “Feliz Aniversário” que esteve em cena durante seis anos no West End de Londres e na Broadway em Nova Iorque, antes de ser representada em palcos de vários países. Será representada nos dias 19 de julho, às 21h30 e no dia 20, em duas sessões, às 16h00 e às 21h30.
O espetáculo, do final dos anos 80, foi vencedor de vários prémios internacionais e está de regresso aos palcos nacionais pela mão de João Baião (encenação e interpretação) e Frederico Corado, que serão acompanhados por Cristina Oliveira, Fernando Gomes, Heitor Lourenço, Bruna Andrade e Joana França. Com estes profissionais, João Baião já tinha partilhado palcos ou participações em programas de televisão da SIC. “Estreámos a peça em outubro e só terminaremos em janeiro de 2025”, disse João Baião à Gazeta das Caldas, acrescentando que a peça já passou por várias localidades tendo passado por várias salas icónicas de todo o país.
“Há cada vez melhores salas fora dos grandes centros e as pessoas continuam a encher as salas para as grandes noites de teatro”, afirmou.
A história terá lugar na casa de campo de Bernardo, que aproveita a oportunidade da sua mulher estar fora, para programar um fim de semana com “a amante que comemora o seu aniversário”, explicou João Baião que deu ainda a conhecer que afinal, a mulher de Bernardo desiste do que tinha programado e decide ficar em casa. Na comédia haverão complicações, equívocos e artifícios que prometem aos espectadores “diversão e muitas gargalhadas”.
Por onde passa as salas têm esgotado e na maioria dos locais “temos que abrir pelo menos mais uma sessão”, referiu o ator que contou que há famílias inteiras que vão assistir às suas propostas de teatro. Muitas que “vêm viver a experiência teatral pela primeira vez”, referiu.
João Baião tem lidado com alguns locais que não apostam neste tipo de teatro, mais popular, atitude que tem dificuldade em compreender. E promete que tentará chegar mais perto do público, transpondo a barreira que divide o palco da plateia. João Baião já está a preparar uma peça original e um novo musical para o ano pois “queremos voltar ao formato de musical, com bailarinos e tudo!”. A B Produções vai avançar com duas produções em simultâneo, disse o encenador e ator que quer “dar mais ao público que nos tem dado tanto”. João Baião está satisfeito por poder regressar ao CCC, uma sala “que é fantástica!” e que tem as sessões para “Feliz Aniversário” praticamente esgotadas. ■