José do Carmo Francisco, autor natural de Santa Catarina, lançou recentemente um novo livro de poesia. Designa-se “As Casas de BlackHeath Park e outros poemas” e é uma colectânea que o caldense dedica ao neto Tomás que recentemente celebrou o seu 12º aniversário. E por isso a obra, editada pela Apenas Livros, reúne 12 poemas, um por cada ano do seu neto, que vive com os pais e irmão em Londres.
Os poemas da nova obra foram escritos durante as várias estadas do poeta na capital inglesa, entre 2006 e 2018 e referem-se ao quotidiano vivido em terras de Sua Majestade.
“É um livro muito pessoal e de homenagem ao meu neto mais velho”, contou o autor à Gazeta das Caldas. Entre outros, a colectânea acolhe o poema “Retrato breve de Lucas no Paragon” onde José do Carmo Francisco refere os quatro netos e o apreço que nutre por eles. Sentimentos e referências familiares são expressos enquanto o autor e avô passeia o neto pelo parque inglês Paragon, num dia especial em que o menino não teve escola.
O escritor, poeta e jornalista, já tem mais de uma dezena de livros publicados. José do Carmo Francisco é colaborador da Gazeta das Caldas há vários anos e responsável por rubricas como “Estrada de Macadame” e “Um Livro por Semana”.