Jovens das Gaeiras apresentam amanhã projecto cultural

0
738
Gazeta das Caldas

Amanhã à noite, pelas 21h30, será apresentado no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras, o Cooltour, um projecto de divulgação e activação cultural. A cerimónia contará com as presenças de Anna-Paula Ormeche, da Comissão Nacional da UNESCO, e de Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos.
Haverá também um concerto de Fado de Coimbra pelo grupo Distância.
Dinamizado pelos Jovens Voluntários das Gaeiras (JVG), o Cooltour assenta na promoção da identidade dos sítios e das suas comunidades. A música, o teatro, o cinema, a fotografia, a pintura, a dança, a arte de rua, a literatura, a gastronomia e a tradição são algumas das áreas que os jovens pretendem afirmar, através da realização de uma agenda cultural, com projetos de origem portuguesa.
Este grupo é membro do Clube UNESCO, entidade que apoia o desenvolvimento dos jovens em regiões de baixa densidade populacional. Os jovens gaeirenses dizem que o “desenvolvimento do futuro passa pela necessidade de dar mais ênfase à dimensão humana, portadora de grande sabedoria, cultura e tradição”, referem em nota de imprensa. O JVG lembra ainda que nos últimos anos “temos assistido a um processo acelerado de transformação, com efeitos sobre a sociedade e as populações. Um destes efeitos é o agravamento dos desequilíbrios de desenvolvimento regional e local, com fenómenos de desertificação e desinvestimento cultural no espaço rural”.