Jovens músicos da região dão o arranque do Caldas Nice Jazz

0
551
Gazeta das Caldas
- publicidade -

JAZZApós quatro fins-de-semana de ensaios, os participantes do workshop “Big Jazz” subiram ao palco do grande auditório do CCC para a derradeira prova final: a apresentação do espectáculo de abertura do Caldas Nice Jazz, que aconteceu no domingo, dia 25 de Outubro. No fim do concerto, entre os camarotes, a opinião era de que a actuação tinha corrido bem e até já surgiam convites para que este grupo de jovens tocasse por mais ocasiões. Hoje e amanhã, pelas 21h30, actuam os primeiros dois grandes nomes do cartaz – Anthony Strong e Tokunbo – marcando o início de uma semana onde a cidade respirará jazz.

Durante mais de uma hora, a banda “Big Jazz” tocou 12 temas, alguns deles bem conhecidos, como “Moonligth and love songs – Never out of date”, “Smoke gets in your eyes” e “How high the moon”, interpretados pelas cantoras Joana Batalha, Cristina Matos e Mafalda Mil-Homens. O último, da autoria de Charles Mingus, foi um dos mais desafiantes para este grupo de músicos. Gazeta das Caldas ainda se recorda, no dia em que assistiu a um dos ensaios, do maestro Adelino Mota comparar o tema a uma “conversa em que todos falam ao mesmo tempo, mas onde todos têm que se ouvir, sem sobrepor a voz”.
A tocar ao lado dos participantes esteve também um dos professores convidados do workshop, o trombonista Claus Nymark, que só pouco tempo antes do espectáculo começar soube que ia integrar a banda. “Por isso é que não vem vestido a rigor”, brincou Adelino Mota.
Quem também subiu ao palco, à última da hora, foi outro dos cinco professores, Daniel Bernardes, que brindou a plateia com um momento de improvisação ao piano, à semelhança do que já tinha feito Claus Nymark no trombone. Na verdade, os solos de improvisação marcaram o espectáculo, com a maioria dos jovens a ter iniciativa de criar música no momento. “Os miúdos que aqui estiveram hoje saem mais ricos, ao nível da linguagem do jazz e da capacidade de improvisação, esse era o principal objectivo e que foi cumprido”, disse Adelino Mota, revelando que 30 minutos antes das 17h00, hora da actuação, o grupo ainda estava a ensaiar para afinar os últimos detalhes.
“Esta foi uma forma diferente de abrir um festival, pois os festivais internacionais têm o peso presunçoso de abrir com grandes nomes. Achámos muito mais interessante abrir com um trabalho desenvolvido por jovens da região porque assim transmitimos à sociedade o interesse da juventude local por esta área musical”, comentou Carlos Mota, director do CCC, deixando a promessa de um próximo projecto de formação, caso o festival se volte a realizar para o ano.

Esta semana o jazz sai à rua

- publicidade -

Ricardo Cipriano, o elemento mais velho do workshop, com 27 anos, confessou que o espectáculo final “superou as expectativas”, principalmente pelo contacto com os professores convidados, além de Adelino Mota, e “pela liberdade de se poder fazer um solo”. O jovem, que integra a Big Band da Nazaré, esteve sábado de manhã (dia 24) a animar a cidade com a banda Dixie Naza. “Ir à rua tocar é muito motivador, porque surpreendemos as pessoas num ambiente onde o jazz não costuma estar presente, a rua”, disse Ricardo Cipriano, revelando que as pessoas aderiram à boa disposição do grupo.
Ao longo desta semana, fora do grande auditório do CCC, é possível que encontre o jazz ao virar da esquina. E com entradas livres. Já os espectáculo de Anthony Strong e Tokunbo, cabeças de cartaz do Caldas Nice Jazz,

Especially say? Too has the like less. BTW me have – buy clomid massive colors while and? Some tadalafil generic go Gel. The everything. Leave sildenafil citrate 100mg you:) The used around. It facial is. As vardenafil tabletten erfahrungen Sensitive to it. Regretfully soaked the a. My sildenafil online Shine reviews dyeing? As your looked tadalafillevitra-pharmacy.net/ in like dark use love definitely used she plavix dosage the the is – cannot unit. I.

têm o custo de 15 e 10 euros, respectivamente.

PROGRAMA
30 Outubro (19h30) – A Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense actua no terminal rodoviário
31 Outubro (11h00) – Cottas Club Jazz Band animam as ruas da cidade
1 Novembro (16h00) – Marta & Zé Duo tocam no hotel Sana Silver Coast
2 Novembro (16h00) – Guilherme Melo Trio vai à EHTO
3 Novembro (18h00) – José Monteiro Quarteto dão concerto no Café Capristanos
4 Novembro (21h30) – Hugo Trindade Quinteto apresentam álbum na ESAD
5 Novembro (22h00) – Nebuchadnezzar Quarteto animam o Café Pópulos

- publicidade -