Liliana Sousa abriu estúdio em Alcobaça

0
1153
A ceramista, que apostará forte nos workshops, tem uma nova loja e oficina
- publicidade -

Fica em pleno coração de Alcobaça e é uma loja-oficina com espaço para workshops

A ceramista alcobacense fez uma pré-inauguração do seu estúdio de cerâmica a 29 de março, aliando-se também à iniciativa “Ode da Primavera” e promovendo um workshop de criação de andorinhas em cerâmica, com os responsáveis caldenses pelo evento.
O estúdio fica na Rua dr. Brilhante nº 5 em Alcobaça e fica próximo do Turismo, do mercado da fruta e também da ponte sobre o rio Alcoa.
No próximo sábado, dia 6 de abril, decorre a segunda parte desta iniciativa pois serão entregues as peças aos muitos participantes que fizeram parte da execução das aves.
No novo espaço, designado “Liliana Sousa ceramic artist”, a autora vai apostar em atividades relacionadas com a cerâmica, incluindo disponibilizar aos visitantes uma pequena biblioteca relacionada com o tema.
A autora, de 43 anos, tem várias ligações às Caldas, cidade onde até já teve oficina, acha que as Caldas e a Alcobaça “funcionariam bem em parceria no que diz respeito à cerâmica já que os autores e empresas se concentram nas duas localidades”.
Liliana Sousa – que vai correspondendo a encomendas dos seus clientes, muitos estrangeiros que residem ou visitam Portugal – abre as portas à realização de estágios e de alunos interessados na cerâmica contemporânea de autor. Esta criadora de objetos cerâmicos que partem de mãos femininas na roda de oleiro e de outras técnicas artesanais, está também a trabalhar para uma mostra coletiva que vai acontecer no verão na Caixa Agrícola em Alcobaça. A galeria daquele espaço fica no quinto piso e por isso a ideia é levar os visitantes “do meu atelier diretamente para a inauguração”, contou a autora acrescentando que já fez algo similar no passado e quer agora repetir o modus operandi para esta mostra que decorrerá em agosto e que contará com cinco ceramistas.
A artista tem apostado em projetos de demonstração, workshops e exposições e tem contribuído para a promoção da tradição da olaria de roda, criando projetos contemporâneos para arquitetura de interiores e exteriores. Há vários anos que é também uma das autoras que revende as suas peças para as lojas da caldense Sónia Borga, situadas em Óbidos, Sintra e Lisboa. Na sua formação em cerâmica passou pelo Cencal com a aprendizagem da olaria, passando depois pela cerâmica criativa. Seguiram-se outras formações de especialização.
Os seus pais também se dedicavam à cerâmica. O seu pai trabalhou em várias empresas de cerâmica e até tinha um atelier de pintura de azulejo em casa onde Liliana ajudava durante as férias.
Para já, o “Liliana Sousa ceramic artist” funcionará entre as terças-feiras e os sábados e funcionará em parceria com o espaço que a ceramista possui em Évora de Alcobaça onde tem condições para a realização de eventos ao ar livre como por exemplo sessões de Raku. A autora tem andorinhas em lojas caldenses e peças na montra, dedicada a Abril, da Mercearia Pena, nas Caldas. ■

- publicidade -