“Litoral” é a peça da colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta

0
517

1-Pecalitoral2Elsa Rebelo é a ceramista do mês de Julho da colecção da Gazeta das Caldas com a peça “Litoral”. Esta é feita com base num prato que a autora criou à roda e que se apresenta invertido. È decorado por um conjunto de mexilhões, que foram modelados à mão e pintados com vidrados cerâmicos.
Segundo a autora, “Litoral” “estabelece uma subtil tensão entre a memória da cerâmica naturalista caldense e uma vontade lúdica de combinar e recombinar todos os elementos, sejam eles: formas, pigmentos ou intenções”. A peça pretende homenagear o facto da natureza “ser criadora de formas e cores, que tudo toma e tudo transforma”.
Elsa Rebelo trabalha na Fábrica Bordallo Pinheiro desde 2001 e é desde 2010 a directora artística e criativa daquela unidade fabril.
Em 2008 comissariou em Óbidos a exposição “Bordallo Contemporâneo” – Exposição da Fábrica Bordallo Pinheiro, que inclui uma instalação de Pedro Cabrita Reis e em 2011 criou a peça “Menina Saxe” para o projecto “7 Bordalianos Portugueses”. Ainda nesse ano, a caldense, formada em Animação Cultural na ESAD, foi a vencedora das nomeações “Personalidade Feminina 2011”, numa iniciativa da revista Lux.
A peça “Litoral” pertence a uma série de 50 peças, numeradas e assinadas pela autora.
A obra está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.