Livro sobre Zeca Afonso no Café Central

0
823
Élia Mendonça da AJA Caldas com Guadalupe Portelinha e Ana Ribeiro, caldense que vive no Porto
- publicidade -

“Semeador de Palavras”, guarda entrevistas feitas a Zeca Afonso, antes e depois do 25 de Abril e foi apresentado no Central. Tem duas dadas à Gazeta

São mais de uma centena as entrevistas agora reunidas neste livro, feitas ao cantautor antes e após o 25 de Abril. A apresentação desta obra, lançada pela Associação José Afonso (AJA) recentemente em Lisboa, decorreu no Café Central, um dos locais favoritos de Zeca pois ia com frequência à Praça, após os tratamentos termais.
Além das entrevistas, este novo livro reúne também depoimentos e até comunicados. Os textos foram organizados cronologicamente, desde 1967 até 1988, ou seja há duas entrevistas, publicado após a morte do cantautor.
Entre as entrevistas que fazem parte de “O Semeador de Palavras” constam duas feitas ao cantautor pela Gazeta das Caldas.
A primeira foi publicada a 18 de fevereiro de 1982 (pág. 246) e intitula-se “Escola – Música – Uma Relação de interdependência. O que Pensa Zeca Afonso do Assunto”. A 9 de novembro de 1985 foi editada uma nova entrevista intitulada “Encontro com Zeca Afonso”, um artigo assinado por MCS Caldeano e que se encontra na pág. 373 desta coletânea. Nesta o cantor explica porque gostava das Caldas “onde tenho muitos amigos”. Também deu a conhecer que as Caldas tinha então “um jornal regional de qualidade como é a Gazeta das Caldas que segue uma linha de progresso servindo os interesses regionais”. E deixou um abraço a todos os caldenses, esperando em breve “voltar a cantar para eles”.
“O Semeador de Palavras” já foi apresentado em Lisboa, Coimbra, Grândola e Setúbal. Numa das sessões esteve um dos jornalistas que entrevistou Zeca Afonso.
“Em Coimbra estivemos com um repórter que o entrevistou na Bélgica e em francês!”, disse Guadalupe Portelinha, a vice-presidente da AJA e que a tradiziu para o livro. Também Adelino Gomes já esteve presente, partilhando que o entrevistou para a rádio. “Era interessante publicarmos uma segunda edição pois já surgiram mais entrevistas de imprensa, juntando as da rádio e da televisão”, disse a vice-presidente da AJA. Ana Ribeiro é caldense, vive no Porto e é também membro da direção da AJA. Durante a sessão também sublinhou que era importante trabalhar-se numa biografia de fundo e que contemplasse os variados aspetos de vida de Zeca Afonso.
A dirigente recordou que a Associação José Afonso foi criada no ano em que Zeca Afonso morreu, em 1987, e que o centenário de nascimento do cantor será assinalado em 2029.■

- publicidade -