Luís Filipe Rodrigues mostra no CCC desenhos a preto e branco e… a branco e preto

0
1921
- publicidade -

O artista Luís Filipe Rodrigues está a expor pela primeira vez no CCC. Os seus desenhos, negros em fundos brancos e vice-versa, fazem parte desta mostra de estreia de um autor que se foca na essência da forma. A exposição abriu portas a 25 de Agosto e pode ser apreciada até 30 de Setembro.

 

“A linha do pensamento e o pensamento da linha”, assim se designa a exposição de desenho de Luís Filipe Rodrigues, artista que vive e trabalha em Santo Tirso e que foi convidado pelo CCC para expor nas Caldas. Da mostra fazem parte cerca de 20 desenhos do autor, que é doutorando em Desenho na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Os desenhos de Luís Rodrigues foram elaborados com lápis de cor branco sobre cartão preto. Ao invés, todos os desenhos com fundo branco foram elaborados com caneta de gel preta sobre papel.

- publicidade -

À Gazeta das Caldas o autor explicou que esta opção do uso do preto e do branco lhe permite focar-se na essência da forma, “sem a distração da informação cromática”.
No seu trabalho, Luís Rodrigues inspira-se “na complexidade das linhas que se podem destacar no pormenor da Natureza e das construções de engenharia para desenvolver uma nova estética”. As estruturas naturais ou artificiais “são uma motivação para criar novas formas e para desenvolver aspectos estéticos originais”.
O artista plástico, que é membro do Centro de Investigação de Arquitetura Urbanismo e Design (desde 2012), diz que gostou de expor no CCC e que este equipamento “concilia as diferentes artes, de tal modo que a riqueza, por exemplo, da música complementa a riqueza das artes visuais”. E salientou que isto acontece num espaço onde as artes se complementam. “Alguém que assista a um espectáculo poderá ser estimulado a visitar a minha exposição, ou o contrário, tornando a visita ao espaço mais completa e mais rica”, disse.
Luís Rodrigues, que é autor do livro “Desenho, Criação e Consciência” (2010) já realizou exposições, individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Algumas das suas obras foram distinguidas com cinco prémios e marcaram presença em Espanha, Amesterdão, Macedónia, Milão, Toronto, Xian, Seul e Londres.
“A linha do pensamento e o pensamento da linha” pode ser apreciada até 30 de Setembro no CCC.

Gazeta das Caldas
A mostra vai estar patente até ao final de Setembro | D.R.
- publicidade -