Maestro da Banda de Óbidos é finalista em concurso internacional

0
968
Gazeta das Caldas
João Raquel é maestro da banda de Óbidos há quatro anos |DR

O maestro da Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, João Raquel, pode estar a dias de dirigir e gravar um disco com a Orquestra Nacional do Paraguai. O português foi um dos cinco finalistas do programa televisivo espanhol Bravo Maestro e conhecerá a 23 de Setembro a decisão do júri. Até lá o público também poderá ajudar, votando on-line (www.musicum.net) no maestro de Óbidos.

João Raquel soube a 8 de Agosto que era um dos cinco finalistas do concurso “Bravo Maestro”, juntamente com maestros do Brasil, Argentina, Colômbia e Espanha. Para trás ficavam cinco meses de trabalho intenso de apresentação de trabalhos de direcção e escrita musical, apresentado por cerca de 120 maestros de todo o mundo.
Entre os dias 8 e 12 de Agosto os finalistas trabalharam com um grupo de maestros e cada um deles acabou a dirigir a Orquestra OIDO, na Casa Colón, em Huelva. A João Raquel coube, em sorteio, o Primeiro Andamento da 6ª Sinfonia de Beethoven. “Era a que menos queria porque era a mais comprida e difícil, mas foi um desafio que correu bem”, disse à Gazeta das Caldas.
Os cinco maestros gravaram como se tivessem vencido o programa televisivo, que começa a ser transmitido a 2 de Setembro. Na última emissão, transmitida a 23 de Setembro, é conhecido o vencedor. As gravações deste programa, num formato semelhante a um reality show, baseiam-se no trabalho de preparação de um maestro, desde que o convidam para dirigir determinada obra até chegar ao concerto.
O público pode também continuar a votar, através do link  www.musicum.net/votar/ porque se não houver concordância entre os membros do júri, será este um factor de desempate.