Maga destaca a ilustração nas Caldas

0
1040
cartazMaga2016
- publicidade -

Entre os dias 17 e 27 de Novembro, Caldas da Rainha acolherá a sétima edição da Maga – Mostra de Artes Visuais, um evento que vai contar com exposições de ilustração em vários espaços da cidade.
Além da exposição colectiva que vai ter lugar no Museu Malhoa, destaque para a mostra “50 Anos da Mafalda de Quino” que abre portas a 26 de Novembro no Museu do Hospital e das Caldas.

A Maga – Mostra de Artes Visuais é uma iniciativa do Atelier Arte e Expressão e pretende divulgar e potenciar o trabalho de artistas com ligação às Caldas. A iniciativa, segundo explicou Nuno Bettencourt, quer também criar públicos, de forma informal, para a ilustração.
Para alcançar este objectivo, o Atelier optou por se aliar a diferentes espaços da cidade, entre eles a Galeria Hotel Madrid, Museu Malhoa, Museu do Hospital, Maratona, Casa Antero/Pachá e Silos.

- publicidade -

Um dos pontos altos deste evento é a exposição coletiva de ilustração que tem permitido juntar num mesmo espaço diversos autores de diferentes idades e com diferentes linguagens. Este ano esta mostra será inaugurada a 17 de Novembro, pelas 21h00, no Museu Malhoa.
Nas seis edições anteriores da Maga, o número de participantes varia entre 30 a 40 e inclui um programa complementar de performances, concertos, espetáculos de multimédia, feira de fanzines, workshops de serigrafia, pintura mural e a apresentação do projecto Galdéria – take away, entre outras iniciativas.
Tal como em anos anteriores, também nesta edição haverá visitas de alunos do 1º ciclo a visitar as exposições.

Jovens ilustradores criam imagem

O Atelier Arte e Expressão contou com a parceria do Centro Português de Banda Desenhada (Amadora) que tem cedido exposições de reconhecidos autores portugueses e estrangeiros que fazem parte do seu espólio. A cada ano é convidado um jovem ilustrador ou designer gráfico para conceber a imagem gráfica da iniciativa. Este ano, a imagem foi criada por Filipe Guimarães (aka Piu).
A Maga nasceu em 2008 como uma mostra de fanzines e cedo se transformou numa mostra de artes visuais. Hoje é um evento que mobiliza a cidade e as suas associações, bem como as entidades oficiais e alunos, desde o 1º ciclo até à ESAD. Conta também com associações de outras cidades, como a Ó da Casa (Guimarães), LAC (Lagos), Rabiscuits (Alcobaça), Bichinho de Conto (Óbidos).

- publicidade -