Mais de uma centena de pessoas em viagem pelo mundo com o casal Filipe

0
400

O que fazem mais de uma centena de pessoas num sábado à tarde (19 de Março) na sala infanto-juvenil da Biblioteca das Caldas?
São de todas as idades e até há famílias completas que adquirem um livro e alguns trocam cumprimentos entre si. Estão a participar no lançamento do livro “Admiráveis Destinos” (Edium Editores) do casal Dorabela e Paulo Filipe. Ele é bancário e ela é educadora de infância e daí o séquito de pequenos leitores que ao assistir ao lançamento do livro trouxeram igualmente as famílias.

A sessão foi animada pois, para além da apresentação dos autores houve momentos de leitura de pequenos excertos dos textos vividos pelo casal-viajante. Foram partilhadas as passagens mais emocionantes como, por exemplo, a que Paulo e Dorabela viveram num acampamento no Serengeti quando se aperceberam que perto da tenda estava uma leoa que escolhia a noite para beber água num lago próximo. A sensação de ver Machu Pichu (Peru) também foi lida, assim como a conquista do Kilimanjaro, o ponto mais alto de África, situado na Tanzânia.
O livro vendeu-se como pão quente e por isso o editor Jorge Castelo Branco, da Edium Editores, não podia estar mais satisfeito. “Não é habitual contar com tanto público nas nossas apresentações de livros, em especial fora dos grandes centros urbanos”, disse aquele responsável à Gazeta das Caldas. Os textos destas viagens têm sido publicados neste semanário desde 2004.
A qualidade do texto do casal deixou o editor a aguardar um segundo volume até porque este primeiro “deverá chegar a uma terceira edição”, disse Jorge Castelo Branco, explicando que cada uma terá 500 exemplares. A obra do casal caldense vai marcar presença no próximo mês de Maio no evento Lev – Literatura em Viagem que se realizará em Matosinhos.
Dorabela e Paulo Filipe estavam satisfeitos com a larga adesão de familiares e amigos que participaram de forma animada (sobretudo os mais novos) nesta apresentação na Biblioteca Municipal das Caldas.
O casal-viajante deixou bem expresso na sessão que as viagens são para continuar, em busca daquelas que lhes proporcionam um maior choque cultural.
Antes desta concorrida sessão, a editora fez o lançamento de um outro livro de ficção, “Memória do Esquecimento” de Maria Jawaa, uma autora de Rio Maior – professora reformada – e que tem parte da sua vida ligada às Caldas da Rainha.