Prossegue até ao próximo domingo, dia 16 de Outubro, o 14º Marionetas na Cidade, que todos os anos junta em Alcobaça milhares de pessoas em torno do teatro de marionetas.
Ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, em que o festival promovido pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos se confinava a um fim-de-semana, a edição deste ano tem seis dias de propostas, iniciadas na passada terça-feira, com o espectáculo “Com umas asas enormes”, da companhia alemã Figuren Theatre Tubingen. Mas há ainda muito mais para ver neste fim-de-semana.
Hoje, dia 14, o marionetista José Ramalho (director técnico do CCC) está às 10h00 no Armazém das Artes para apresentar os seus “Contos do Mundo” e pelas 22h30 é o convidado da tertúlia “À palheta com…” no Tertúlia Café. Ainda nesta noite, a companhia Marionetas da Feira leva à cena a peça “Retalhos ao Armazém das Artes”, pelas 21h30.
Nos dois últimos dias de festival as ruas de Alcobaça voltam a ser palco privilegiado para o evento que coloca a marioneta em destaque. Amanhã, a S. A. Marionetas vai estar no mercado Municipal de Alcobaça com o “Teatro D. Roberto”, às 11h00. Às 15h00 e 15h30 há “Troiando”, da Criadores de Imagem, e “Bichos Gigantes”, da Marimbundo, na Praça 25 de Abril.
Pelas 16h00 é inaugurada a sede nacional da União Internacional da Marioneta (UNIMA), presidida por José Gil, da S. A. Marionetas. A UNIMA vai ficar instalada no n.º 7 da Rua 16 de Outubro. Às 21h30 tem início “O Romance da Raposa”, pela Alma d´Arame, no Cine-Teatro de Alcobaça João d´Oliva Monteiro.
No domingo decorre o primeiro Mercadinho de Marionetas, uma feira de artigos relacionados com esta arte, entre as 14h30 e as 18h00 na Praça 25 de Abril. À hora de início da feira começa também o workshop “Olharapos para pais e filhos”, pela Marionetas de Mandrágora. “O Conto das Histórias”, de No Mundo da Lua, e “Bzzzoira Moura”, da Marionetas de Mandrágora, são as propostas para ver em pleno centro histórico da cidade às 16h30 e às 17h30.