Durante seis dias realizaram-se doze espetáculos de onze companhias, oriundas de quatro países
Decorreu entre os dias 1 e 6 de outubro, o 27º Festival Marionetas na Cidade, em Alcobaça. Organizado pelo grupo SA Marionetas, esta edição contou com espetáculos de companhias da Islândia, França, Espanha e de Portugal.
Segundo José Gil, um dos responsáveis do grupo SA Marionetas, o evento contou ainda com a realização de dois workshops de construção de marionetas e duas exposições. Uma delas, “Fios na Companhia SA Marionetas” vai estar patente até ao fim do ano, no Armazém das Artes. No Museu do Vinho está presente a mostra “Esculturas Teatrais” que integra marionetas gigantes e que podem ser apreciadas pelos vários espaços daquele museu, até ao dia 30 de novembro. “Os espetáculos correram todos muito bem, com grande adesão público e esgotando as marcações para as escolas no Cine-Teatro”, referiu José Gil.
Já o auditório do Armazém das Artes, que recebeu a apresentação do espetáculo “Metamorfose – Worlds of Puppets” de Bernd Ogrodnik, a 4 de outubro, foi pequeno para todos os que queriam assistir. Os espetáculos de rua foram muito concorridos no sábado passado e no domingo, por causa da previsão de chuva, os espetáculos voltaram a ser apresentados no Armazém das Artes e o “plano B depressa se tornou no plano A dada a enorme afluência de público”.
Os workshops de construção tiveram que ser repetidos várias vezes por causa da adesão de quem queria aprender a fazer marionetas, “o que foi uma grande surpresa para nós”, disse o marionetista, muito satisfeito com esta 27ªedição deste festival, já enraizado na programação cultural de Alcobaça.
Deste faz parte “Na Palheta com…” que decorreu na pensão e restaurante Corações Unidos e teve como tema “A Liberdade de Expressão no Teatro Marionetas” e foi dos mais concorridos dos últimos ano.
Este ano, o Marionetas na Cidade teve um tema “escondido” que era a Liberdade e que também quis assinalar os 50 anos de Abril.
O grupo SA Marionetas vai marcar presença no Folio, a 11 de outubro, onde apresentará “Portucale” e ainda o livro referente ao percurso da companhia. ■