Oftamologista transformou três lojas de um centro comercial caldense numa galeria de arte
É no centro comercial situado entre a Raul Proença e a R. Miguel Bombarda que abriu recentemente a “ART 4 Family”, um projeto de galeria que é coordenado pelo médico oftalmologista João Paulo Cunha. “Dou consultas nas Caldas há 27 anos e decidi avançar aqui com este projeto ligado às artes”, disse o responsável cuja atividade profissional se divide entre a capital e a cidade termal.
“ Foi no seio da nossa família, e ao longo de alguns anos, que desenvolvemos este projeto de artes”, referiu o responsável, acrescentando que acredita que é na infância, e em ambiente familiar, que se desenvolvem as experiências que podem marcar a relação com a arte.
João Paulo Cunha contou que sempre teve músicos e artistas na família e “apesar de não ter jeito, aprendi a apreciar”. A ideia de abrir “ART 4 Family” nas Caldas justifica-se por esta ser uma cidade das artes e porque “pretendemos dar oportunidade aos jovens que se vão formando na escola de artes e que agora podem contar com mais um espaço para dar a conhecer o seu trabalho artístico”.
João Paulo Cunha diz que a nova galeria apostará na divulgação das suas atividades através dos meios digitais, dando assim uma projeção nacional e internacional ao trabalho da “ART 4 Family”. O oftalmologista está convicto de que “podemos patrocinar e ajudar quem merece, sendo uma rampa de lançamento para novos autores”.
A nova galeria – situada no interior do centro comercial – abriu portas com uma coletiva de obras de pintura das coleções da família.
No futuro “pretendemos ter mais uma área ligada ao restauro de peças e de móveis antigos” , referiu o responsável que pretende unir o mundo das artes ao da decoração. “Gostaria até de ter artífices a trabalhar na recuperação destas peças, muitas de família e que necessitam de renovação”, referiu João Paulo Cunha.
O coordenador pretende fazer novas exposições mensais e apostar na realização de outras atividades culturais. João Paulo Cunha está pronto para receber propostas de artistas da região que queiram expor neste espaço, assim como de quem queira trabalhar em curadoria nas futuras exposições da “ART 4 Family. Na mostra inaugural do espaço ART 4 Family encontram-se obras que pertencem à coleção do coordenador, de Fátima Silva, Michael Mey, Alex Dudek XXI, Alexander Vasilevich, Sara Camy, Cristian Velázquez Thierry Auger, Jesus Betancourt Yadiel González, Yuri Denissov, entre outros. ■