Laborinho Lúcio, João Serra e José Aurélio foram alguns dos convidados deste evento que retomou após dois anos de paragem
A fábrica Ceramex, que laborou na Benedita entre 1973 e 1975, foi relembrada durante a realização da Feira do Livro que se realizou entre os dias 4 a 7 de maio, numa tenda, montada na Praça Damasceno Campos.
Foi durante a apresentação do livro “Artista à Procura da sua História – Luís Ferreira da Silva”, da autoria de João Serra, que o investigador conversou sobre aquela unidade industrial onde Ferreira da Silva trabalhou e onde se apostou forte na fabricação em grés.
“Foi uma conversa interessante onde participou também uma antiga funcionária da fábrica, Luísa Rocha que ajudou a recordar como se trabalhava naquela empresa.
A funcionária não só identificou onde foram colocadas as peças feitas nesta firma em Alcobaça e nas Caldas da Rainha, como também os locais por onde Ferreira da Silva viveu durante o período em que laborou a Ceramex. “Maria Luísa Rocha também ajudou a identificar os trabalhadores daquela unidade”, disse Lúcia Serralheiro, responsável pela Terra Mágica das Lendas, entidade que teve a cargo a realização das conferências da Feira do Livro. O evento, que não se realizou durante os últimos dois anos, devido à pandemia, foi organizado Externato Cooperativo local, sob coordenação da professora Teresa Agostinho, da biblioteca. Neste certame participaram vários autores que vieram ao Oeste apresentar as suas obras como foi o caso de Laborinho Lúcio que veio à Benedita para dar a conhecer o seu último romance, “As sombras de uma azinheira”.
Nas conferências participaram também o geógrafo Álvaro Domingues, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e o escultor José Aurélio, que é autor de vários monumentos na região Oeste e no país. Durante os dias deste certame foram ainda entregues os prémios de escrita e de ilustração Gonçalves Sapinho que se dirige a estudantes, antigos alunos do Externato, do Agrupamento de Escolas da e também da Universidade Sénior da Benedita. ■