
O Cencal tem previsto no seu Plano de Formação de 2011, a realização de um Workshop sobre “ O Figurado e o Fantástico na Cerâmica Barcelense” com a duração de 50 horas, integrado num inovador ciclo de actividade formativa designado por “Ciclo dos mestres barristas portugueses”.
Este ciclo vai permitir oferecer aos ceramistas e outros interessados, a possibilidade de trabalhar com e sob a orientação de alguns dos maiores mestres barristas de Portugal.
Para dar início a este ciclo foi convidada a Mestre Júlia da Rocha Fernandes de Sousa, vulgo “Júlia Côta”. É natural de Galegos de Santa Maria Barcelos, e é a ultima de três gerações dedicadas à cerâmica popular, dando continuidade à tradição iniciada pelo seu avô, Domingos Côto, que, terá sido o autor do primeiro exemplar do famoso “Galo de Barcelos”.
Apaixonada pelo seu trabalho, Júlia Cota alia domina as várias áreas. A autora concebe, modela, coze e pinta as suas figuras.
Aos 76 anos, Júlia Cota quer partilhar o seu saber de forma a que algo do seu conhecimento perdure vivo na cerâmica portuguesa através das mãos dos ceramistas contemporâneos.
O centro de formação terá um segundo workshop, dedicado à Escultura Cerâmica Contemporânea que decorrerá entre os dias 24 de Março a 31 de Maio de 2011, às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 19 e as 23h00.
O curso, de 100 horas, é coordenado por Paulo Óscar, ceramista e escultor que lecciona várias áreas no Cencal.
Esta iniciativa focará a produção de escultura cerâmica de grande dimensão assim como proporciona aos ceramistas e todos os participantes um espaço de experimentação e desenvolvimento de peças de médio e de grande porte, através da construção com as técnicas do rolo e da lastra.
Com estas iniciativas formativas o Cencal tem procurado estabelecer intercâmbios entre técnicos e ceramistas que possam contribuir para novas perspectivas de desenvolvimento e valorização do produto cerâmico.
N.N.