O pintor Miki Leal esteve recentemente nas Caldas a trabalhar em cerâmica. O espanhol, que trabalha e expõe por todo o mundo, escolheu desenvolver peças no atelier do ceramista Pedro Pacheco, situado no Nadadouro. O artista é colecionador de cerâmica e um dos seus autores favoritos é Rafael Bordalo Pinheiro. É neste último que se inspirou para realizar as novas peças que podem ser apreciadas a partir de amanhã, 4 de Março, no Museu de Portimão.
Miki Leal esteve nas Caldas a trabalhar em cerâmica
“Fazer render o Peixe”, assim se designa a iniciativa que envolve arte contemporânea e gastronomia e que tiveram lugar nos dias 3 e 4 de Março, no Museu de Portimão. Além de Miki Leal, integram o projecto a portuguesa Bela Silva e a galega Beatriz Lobo e chefes de cozinha ibéricos, alguns com estrelas Michelin.
O artista andaluz, que esteve nas Caldas, está a trabalhar com o chef Leonel Moura e ambos terão que usar um alimento na sua parceria artística-alimentar: o fruto e caule da Figueira-da-índia, que se produz no Algarve. “Ele tem que os cozinhar enquanto que eu tenho que os representar nas minhas obras”, especificou o artista, ao mesmo tempo que mostra à Gazeta das Caldas sete grandes pratos decorados com elementos da fauna e flora algarvia. “Gostei de estar estes dias nas Caldas dado que um dos meus artistas favoritos é Bordalo Pinheiro”, referiu o pintor, acrescentando que o seu trabalho em cerâmica se inspirou nas criações naturalistas bordalianas.
Além das sete grandes obras inspiradas em Bordalo, o artista fez também peças inspiradas num grande cacto, que serão usados no menu de degustação. Desenvolveu também outras que vão dar origem a um serviço de mesa.
Miki Leal percorre o mundo em trabalho. Vai em breve inaugurar um novo espaço em Madrid, marcará presença na Arco e ainda está na Academia Espanhola em Roma. Actualmente diz que trabalha cada vez menos no seu país. “Se queres evoluir, tens que te mover”, disse o pintor, que este ano vai expor em Los Angeles, Nova Iorque e em Berlim.
Miki Leal foi também o vencedor do prestigiado prémio de pintura BMW de 2016 que lhe foi entregue recentemente pela rainha Sofia.