Moinho das Castanholas no Cadaval recebe mostra de sementes antigas

0
492

Até 30 de junho é possível visitar a Mostra de Sementes Antigas, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas. A exposição conta com a colaboração do cerealista cadavalense João Vieira, o denominado “guardião de sementes” ancestrais.
João Vieira viveu até aos 12 anos na aldeia cadavalense da Póvoa, tendo então ido para Lisboa trabalhar e viver a vida citadina. Mas logo aos 15 anos sentiu saudades do campo e voltou a casa, onde guardou ovelhas, até ser chamado para o serviço militar. Foi destacado para Goa e mais tarde emigrou para a Alsácia (França), onde ficou durante duas décadas e onde trabalhou na indústria do papel. Quando regressou, casado e com filhos, recuperou a produção agrícola dos pais com os ensinamentos dos agricultores franceses. Foi representante da Confederação Nacional de Agricultores em Bruxelas e fez parte de uma organização europeia de pequenos e médios agricultores.
As visitas decorrem durante a semana, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 16h, por marcação prévia, através do 262 690 166.