Museu de Cerâmica foi alvo de vandalismo

0
531
Após as obras de remodelação, o Museu de Cerâmica passará para a autarquia
- publicidade -

Meliantes entraram no Museu de Cerâmica e roubaram azulejos do seu espaço exterior

Com o enceramento do Museu da Cerâmica, no mês de março, de modo a dar início às preparações relativas à requalificação daquele museu, “infelizmente, as vulnerabilidades de seus espaços ficam mais evidentes”, informou Nicole Costa, a diretora dos museus Malhoa, Cerâmica e da Nazaré.

Assim, pouco tempo após o seu encerramento ao público, o Museu da Cerâmica “foi alvo de depredações em duas floreiras e dois painéis exteriores, em duas ações de vandalismo”.
Ainda segundo a diretora “foram danificados estes itens, assim como foram furtados azulejos que integram as referidas floreiras e painéis”. Ainda segundo Nicole Costa, as autoridades policiais foram informadas destes factos e as investigações estão a decorrer, pelo que “esperamos que seja possível recuperar os itens”.

- publicidade -

Questionada sobre o que estava a ser feito para assegurar a vigilância do espaço, a responsável informou que para ampliar a prevenção de segurança, “intensificamos as rondas em nossos jardins, inclusivamente nos finais de semana, atividades que se juntam à monitorização através de sistema de alarme”.

A coleção do Museu de Cerâmica está a ser digitalizada e as suas peças estão a ser condicionadas para poderem ser guardadas, em edifício camarário, afeto ao Centro de Artes para se proceder ao início das tão necessárias obras naquele espaço.
O Palacete precisa de obras urgentes dado que não está nas melhores condições para albergar a coleção.

Além do palacete, que acolhe a exposição permanente, o museu caldense ainda integra um edifício secundário onde ficam a sala de exposições temporárias, a loja, a olaria e o centro de documentação. O orçamento que rondará os dois milhões de euros e a Museu e Monumentos está à procura de financiamento comunitário que possa contribuir para a recuperação do museu.

Classificado como Monumento de Interesse Público, este museu abriu ao público em 1983. Instalado na Quinta Visconde de Sacavém, adquirida para o efeito, em 1981, o Museu de Cerâmica possui peças de centros cerâmicos nacionais e estrangeiros, desde o século XVI à atualidade.

- publicidade -