Museu Raul da Bernarda participa no “Museu na Aldeia” da Rede Cultura 2027

0
175

 

O município de Alcobaça, através do Museu Raul da Bernarda, vai participar no projeto transconcelhio “Museu na Aldeia”, que reúne as comunidades de 13 aldeias e os objetos de 13 museus, divididos entre si.

O museu municipal vai fornecer uma peça de cerâmica contemporânea do seu espólio, que vai permanecer  na aldeia de Cabeças, em Alvaiázere. No dia 4 de março, responsáveis do município realizaram uma visita técnica a Cabeças onde a peça será trabalhada e reinterpretada.

Este projeto integra a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, envolve vinte e seis concelhos da Rede Cultura 2027, estrutura de suporte a esta candidatura.

Organizada e coordenada pela a Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), de Leiria, a iniciativa tem como objetivo chegar a pessoas que vivam em comunidades mais isoladas e que se encontrem em solidão.

O “Museu na Aldeia” potencia ser um estudo de caso a nível nacional e desenvolve-se do encontro entre uma equipa que inclui artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos e a população.

A partir de objetos que os participantes têm em casa, desenvolve-se e esclarece-se a ideia de museu e do valor museológico. Numa fase posterior, um
objeto de cada museu será apresentado à comunidade, que o reinterpretará num novo formato artístico a mostrar no museu que cedeu a peça original.
O projeto decorre até ao fim de 2022 e compreende a criação de um museu virtual, com informação que permita a replicação e disseminação do processo noutros pontos do país.
Este projeto é financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal de Leiria.