Museus caldenses assinalam Dia Internacional com visitas, jogos e jantares-conferência

0
464
- publicidade -

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado a 18 de Abril nas Caldas da Rainha com várias iniciativas que terão lugar nos museus de Cerâmica, de José Malhoa e do Hospital.
O Museu da Cerâmica vai proporcionar actividades relacionadas com o tema “Do Património Mundial ao Património Local: Proteger e gerir a mudança”.
Os visitantes poderão contar com uma visita à exposição temporária “Cerâmicas de Maria Luísa Fragoso”, com peças da autora existentes no acervo do Museu da Cerâmica. A mostra pretende dar a conhecer ao público a criatividade desta obra, de carácter essencialmente religioso.
Será ainda realizado o Jogo da Descoberta, com actividades no Jardim do Museu, que visam a descoberta do património cerâmico e azulejar. Por fim terá lugar uma visita com actividade de sensibilização referente à obra de Bordallo Pinheiro (1846-1905).
As actividades irão realizar-se entre as 10h00 e as 12h30 horas e entre as 14h00 e as 17h00.
As inscrições realizam-se no Museu da Cerâmica ou através do tel. 262840280 ou 262840285.
O Museu José Malhoa está a preparar na oficina lúdica de educação patrimonial destinada aos alunos do dos 2º e 3º ciclos (com idades entre os 12 e os 15 anos) que vai realizar-se no dia 18 de Abril das 10h30 às 12h00, das 14h00 às 15h30 e das 15h30 às 17h00.
Denominada“O Aprendiz do Património”, esta actividade consistirá na construção de um roteiro-jogo de monumentos e sítios nas obras da exposição permanente do Museu Malhoa.
Na oficina serão abordadas questões relacionadas com a educação patrimonial, com  a Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO.
As inscrições realizam-se no Museu José Malhoa, através do email mjm@imc-ip.pt ou pelo tel. 262831984.

“À mesa com o hospital termal”

No âmbito das comemorações dos 500 anos da Assinatura do Livro do Compromisso, o Museu do Hospital e das Caldas  realiza a 18 de Abril uma visita nocturna designada “Do Hospital se fez Villa”, que terá início no Largo do Hospital termal às 21h00 e terá passagens pelo Largo do Espírito Santo, Mata Rainha D. Leonor, Chafariz das 5 Bicas, Capela de S. Sebastião, Praça da Fruta, Museu do Hospital e das Caldas. A inscrição custa 1,50 euros.
No dia 20 de Abril, pelas 20h30, decorrerá a iniciativa O Livro do Compromisso: História do Livro, com Ana Reis, na antiga Lavandaria do Hospital. Será o primeiro evento do ciclo “À mesa com o Hospital Termal”, onde, entre pratos e garfos, os participantes poderão conhecer melhor o Livro do Compromisso.
As inscrições podem ser feitas até 17 de Abril, custam 15 euros e podem ser feitas no Museu do Hospital e das Caldas.

- publicidade -

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -