Museus caldenses assinalaram Dia Internacional

0
551

notícias das CaldasO Museu da Cerâmica comemorou o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) com a participação de oleiros no jardins que ali demonstraram como se trabalha o barro manualmente e na roda.
Esta acção teve a participação do Cencal (com dois formadores e 15 formandos) e das ceramistas locais Bolota e Ana Sobral, que contribuíram para a concretização e êxito do evento.

Em simultâneo decorreram animações no jardim do Museu de Cerâmica, com modelação de balões e pinturas faciais, assim como demonstrações de desenho livre dos alunos do Cencal.
Esta acção teve uma grande afluência do público escolar, que participou nestas actividades lúdicas e educativas, tendo a oportunidade de executar as suas próprias peças.
No Museu da Cerâmica foi inaugurada a 14 de Maio a exposição “Pictogramas+Icono grafrias”, um projecto que foi desenvolvido ao longo do ano lectivo no âmbito do Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade Lusófona de Lisboa, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina.
Os estudantes produziram um conjunto de serigrafias e desenvolveram uma série de registos gráficos identificados com diferentes elementos iconográficos patentes no acervo do Museu da Cerâmica e também da Casa-Museu San Rafael.
As serigrafias foram criadas tendo por base a sua observação nas visitas realizadas.
A exposição vai ficar patente até 23 de Junho de 2011.
No Centro de Artes o dia foi comemorado com actividades para os mais novos nos museus de João Fragoso e António Duarte, assim como várias visitas guiadas. Os seniores foram convidados a passar uma tarde no museu e a conhecer melhor as colecções dos museus António Duarte e Espaço da Concas.
Alunos da Raul Proença vencem concurso “A Minha Escola Adopta um Museu”

No Dia Internacional dos Museus um grupo de alunos do 7º ano da Escola Raul Proença deslocou-se ao Museu Machado de Castro, em Coimbra, para receber o 1º Prémio Multimédia do Concurso “A Minha Escola Adopta: um Museu, um Palácio, um Monumento…”.
Este prémio foi ganho com o trabalho intitulado “Jogos de Infância”, realizado a partir da obra “Cabra Cega”, de Alberto Lacerda e que pertence ao Museu José Malhoa.
Em 2007 a Escola Raul Proença já tinha conquistado o primeiro prémio deste concurso com um trabalho em vídeo inspirado na pintura de José Malhoa “A Mata das Caldas”.