O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser assinalado com um Festival Criativo que decorrerá entre os dias 4 e 6 de maio, no Museu de Cerâmica.
As comemorações iniciam-se a 4 de maio, pelas 16h00, com uma feira criativa com bancas de autores caldenses que vão marcar presença com ilustrações, prints, zines, cadernos, peças de cerâmica e de cosmética artesanal e também com a presença de música. Para estas atividades, o Museu da Cerâmica receberá artistas como Editiòns N’Importe Quoi, Joana Mundana e Fabio Beckert. Fará também parte uma feira do livro, com publicações dos museus Malhoa e Cerâmica.
Às 21h30 decorrerá a exibição ao ar livre da vídeo arte “Jogos Dirigidos” de Jonathas de Andrade. O artista, nascido no Nordeste do Brasil, esteve a expor no MAAT, em Lisboa.Inédito em Portugal, o filme reflete sobre a língua portuguesa, através de experiências pessoais de moradores de Várzea Queimada, cidade do interior do Nordeste brasileiro.
A localidade possui a maior proporção de pessoas não falantes do Brasil.A 5 de maio, crianças e adolescentes com idades entre os seis e os 15 anos, poderão participar do “Jardim da Língua Portuguesa” , ação que consiste mum jogo, que decorrerá no jardim e no Museu. Serão realizadas sessões às 10h30 e às 15h00 e será necessário inscrições prévias, através do mceramica@drcc.gov.pt O Festival Criativo funcionará entre as 10 e as 12h30 e entre as 14 e as 18h00. ■