Nazaré, Marés de Maio com três exposições

0
220

No  dia 12 de maio realiza-se uma aula aberta para a comunidade escolar, ao ar livre, sob a forma de jornada de exploração à Serra da Pescaria. Aí os alunos irão observar a flora e a fauna selvagem, o conjunto de fósseis (essencialmente marinhos, como bivalves, corais, ouriços do mar e outros), assim como a pedreira, onde irão ver as pistas dos dinossauros. No dia seguinte, em sala, haverá uma aula aberta sobre o Dia da Língua Portuguesa.

Já no dia 6 tinha-se realizado no Externato Dom Fuas Roupinho o “Especial Multimédia Marítima”, uma viagem preparada para dar a conhecer aos alunos de informática as aves marinhas, o canhão da Nazaré, o promontório e a diversidade, assim como uma visita à zona de pesqueiros.

Até ao dia 31 de maio há outras atividades a decorrer e é também possível visitar três exposições integradas na iniciativa Nazaré, Marés de Maio. “Biodiversidade com arte” está patente na Mar Alto, “Maria do Mar – Cápsula do Tempo – A Nazaré Hoje” pode ser vista no Teatro Chaby Pinheiro e “Pescadores e Aves Marinhas, Aliados por um Mar Sustentável” está exposta no Externato Dom Fuas Roupinho.

No dia 20, dia europeu do mar, realiza-se o “Dia Escolar do Mar” no porto da Nazaré e à noite há uma noite de fados com a temática “mar”, coreografada pelo Grupo de Danças e Cantares da Nazaré “O fado que o mar nos deu”.

Para o encerramento desta edição, para os dias 30 e 31 está prevista a atividade “O pescador, a pesca, o mar e a escola”, uma aula aberta com a participação da Marinha Portuguesa, For-Mar, Docapesca, Nazaré Onda_Wave, Associação Biblioteca da Nazaré e Centro Biomarinho da Nazaré.

Ainda no âmbito do Ciclo de Conferências 2022 – Cidadania e Desenvolvimento que integra o programa, no dia 21, a partir das 15h00, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, realiza-se a conferência “Biodiversidade: alterações climáticas e consequências ambientais”, com a participação de Carlos Antunes, matemático e investigador (Faculdade de Ciências de Lisboa), Filomena Carvalho, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Politécnico de Leiria), Neide P Areia, Alexandre O. Tavares e Pedro J. M. Costa, investigadores (CES da Universidade de Coimbra), Andreia Cruz, bióloga (Oceano Fresco Fundo Azul-Centro Biomarinho), Isabel Duarte, bióloga (Nazaré Onda_Wave) e também com a participação especial de um grupo de alunos (Colégio Rainha Dona Leonor).

Já no dia 28 de maio, pelas 15 horas, no auditório da empresa Luís Silvério & Filhos, SA em
Valado dos Frades, realizar-se-á a conferência “Mar, Pesca e Lazer”, com a participação de Sérgio Faias (Conselho Administração Docapesca), Pedro Figueira (For-Mar), João Delgado (Conselho Administração Mútua dos Pescadores), Isabel Duarte (Atlantic Safaris), Zeferino Henriques (Marinha Portuguesa) entre outros.

Esta é a quarta edição do Nazaré Marés de Maio, um evento que visa a promoção cultural, artística e identitária do concelho da Nazaré, tendo como elemento aglutinador um denominador comum a quase todas as iniciativas a abordar e desenvolver: o mar.