“O Vil Metal” abre amanhã em Alcobaça

0
374
Além da exposição, a iniciativa destacará moedas do escultor alcobacense

Exposição abre a 10 de novembro, no Armazém das Artes, e vai destacar moedas criadas por José Aurélio

O Armazém das Artes — Fundação Cultural acolherá a 10 de novembro, a exposição “O Vil Metal”, dedicada ao fabrico e circulação da moeda nacional.
A mostra que abre ao público, pelas 15h30, vai estar patente até 3 de março de 2024 é co-organizada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) que é a única instituição autorizada a produzir moedas. É naquela entidade que, através da “cunhagem”, recorrendo a prensas capazes de exercer uma força que pode ir até às 300 toneladas por pancada, se transformam pequenos discos metálicos em moedas. Porém, só passam a ser dinheiro a partir do momento em que são colocadas em circulação pelo Banco de Portugal.
A exposição contempla a vertente histórica e a vertente tecnológica da criação de moeda e dará a conhecer os contornos fundamentais que vão desde a criação, cunhagem e produção, até à circulação da moeda.
Da exposição, fará parte ainda um núcleo dedicado ao percurso do escultor José Aurélio. O escultor e fundador do Armazém das Artes, foi um dos mais requisitados e consagrados criadores de moedas comemorativas nacionais e tem um dos mais assinaláveis percursos na medalhística. Neste núcleo será possível conhecer um pouco do que está por trás do processo criativo até ao resultado final relativo às moedas comemorativas.
O Armazém das Artes irá dinamizar várias sessões de “Mão na Massa”, um projeto educativo dedicado à comunidade estudantil (dos três aos 18 anos), bem como para o público em geral, dentro da mesma faixa etária.
A partir de 11 de novembro, “O que têm em comum o Dinheiro e o Barro?”, “Vem desenhar a tua própria moeda!”, “Do outro lado da moeda…” e “História de Portugal contada por moedas” são algumas das oficinas disponíveis. Estas atividades serão desenvolvidas para o público familiar e também para a comunidade escolar, até março de 2024. Em dezembro está planeada uma semana dedicada aos mais novos de forma a conhecerem o dinheiro português.
Os visitantes mais novos poderão também descobrir moedas e medalhas criadas por José Aurélio em visitas guiadas pelo próprio artista. ■