Obidense soma e segue nas distinções

0
307

A Banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) foi vencedora de mais um prémio, desta vez no concurso internacional online “Copenhagen Stars 2021”, que tem sede na Dinamarca.
O agrupamento musical participou neste concurso com a interpretação do pasodoble que dedicou ao maestro, “João Raquel, Va Por Usted”, de David Rivas Domínguez.
A Sociedade Musical Recreativa Obidense conta atualmente com uma banda filarmónica, que tem cerca de 60 músicos, uma orquestra juvenil com 30 músicos e uma escola de música com igual número de alunos nas várias classes de instrumentos.
Além deste coletivo musical, João Raquel é também maestro de outro agrupamento musical: a banda da Sociedade Filarmónica Santo Estêvão que tem a sua sede em Benavente.
A estreia desta banda foi marcada por uma vitória dado que o grupo ficou em primeiro lugar na categoria de orquestras, tendo obtido a classificação de 45 pontos em 50 possíveis. A mesma pontuação foi obtida pela banda da SMRO.
Neste concurso participaram mais de 600 concorrentes de países como Arménia, Bulgária, Bielorússia, Croácia, China, Alemanha, Indonésia, Itália, Letónia, Lituânia, Moldávia, Polónia, Portugal, Espanha, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos da América, entre outros.
O maestro João Raquel ainda fez parte do júri do Valência Award Music Competition 2021, ao qual concorreram músicos e grupos de vários instrumentos oriundos de países de todo o globo.■