Óbidos em destaque na Feira do Livro de Granada

0
276
A vereadora da Cultura de Óbidos, Margarida Reis, marcou presença na feira do Livro de Granada
- publicidade -

Óbidos esteve em destaque no evento e há ideias futuras para ligar os dois lugares ibéricos relacionados com livros

Óbidos, reconhecida com o selo de Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO, esteve em destaque na 43.ª edição da Feira do Livro de Granada (Espanha). A vila medieval vizinha foi a”cidade” convidada deste evento que decorreu entre os dias 9 e 18 de maio de 2025.

A participação de Óbidos nesta iniciativa veio “reforçar os laços culturais entre estas duas localidades singulares”, explica nota de imprensa.

- publicidade -

A cerimónia de abertura da Feira do Livro de Granada, realizada no pátio do Município de Granada, contou com a presença de Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura do Município de Óbidos, que integrou o painel ao lado de representantes institucionais locais e regionais espanholas.

Segundo comunicado, durante o evento, Margarida Reis sublinhou a importância da colaboração internacional na promoção da literatura e expressou o orgulho de Óbidos em participar numa feira dedicada ao tema “Mulheres, Literaturas”, que homenageou o contributo das mulheres na história literária.

Ao longo do fim de semana desta realização, Óbidos marcou presença em várias atividades, incluindo na mesa-redonda “Duas cidades irmãs pela literatura: Óbidos-Granada”, e que contou com a participação dos escritores naturais de Granada e que fizeram uma residência literária de um mês na vila das rainhas: Begoña Callejón, Alejandro Pedregosa, Cristina Gálvez, Antonio Pomet, Marina Tapia e Begoña M.

Oportunidade de futuras colaborações
Esta sessão proporcionou ainda uma reflexão sobre as iniciativas literárias desenvolvidas nas duas localides e exploraram também oportunidades de futuras colaborações.
Na ocasião, a vereadora da Cultura de Óbidos, Margarida Reis sublinhou a “importância de alargar esta parceria permitindo que escritores de Óbidos e Portugal possam também fazer residências” naquela cidade espanhola.

A presença de Óbidos na Feira do Livro de Granada permitiu, ainda, conversas bilaterais sobre projetos que possam ser desenvolvidos com a Universidade de Granada, assim como alargar a participação de Granada no Fólio, enquanto Cidade Criativa da UNESCO, evidenciando, assim, o compromisso do município vizinho com a promoção da literatura, da cultura e da cooperação internacional.

Óbidos é Cidade Criativa da Literatura, reconhecida pela UNESCO há dez anos e tem vários eventos literários que atraem escritores e leitores de vários quadrantes. Para além do Festival Internacional Literário de Óbidos, o município ainda organiza o evento “Latitudes – Literatura e Viajantes” e recebe escritores estrangeiros que residem no Oeste enquanto realizam as suas produções literárias. Tal como as Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Óbidos também integra a Rede das Cidades Criativas da UNESCO. Além das oestinas fazem parte desta rede Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova (Música) e Leiria (Música).

- publicidade -