Obras de Fraguial e Viriato da Silveira em exposição em Lisboa

0
2269
1-Pintura
A pintura de Fraguial intitula-se Justiça | D.R.

Fraguial e Viriato da Silveira são artistas que moram há vários anos nas Caldas da Rainha e estão ambos representados no “Salão Convívio – 2016” que se encontra patente, até 21 de Janeiro, na  Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa.

2-Escultura
Mastectomia designa a escultura de Viriato da Silveira | D.R.

Ao todo, integram esta mostra 171 obras de pintura, gravura, fotografia, desenho, escultura, cerâmica e colagens.
De Fraguial está presente a pintura “Justiça” (óleo sobre tela)  e esta obra possui uma leitura poética, escrita por Maria de Lourdes Castelo Branco. Este autor de 71 anos vive há 68 nas Caldas e foi pintor, tendo chegado a chefe da secção de pintura da Secla. Quando saiu, estabeleceu o seu próprio atelier de pintura e deu formação no Cencal. Já expôs em vários países europeus e no Brasil.
De Viriato Silveira está presente “Mastectomia”, uma escultura em alumínio. Este último é escultor, natural de Díli (Timor), mas vive nas Caldas há vários anos, onde tem organizado exposições, individuais e  colectivas, bienais e simpósios de arte. Este autor é o responsável pela III Bienal Internacional de Pintura das Caldas da Rainha, que tem uma presença online numa galeria virtual e que conta com a colaboração do grupo “D’art-Onofre”.
É formado em Belas Artes em Portugal e em Moçambique e já publicou vários livros.  Este artista foi  aluno dos escultores caldenses António Duarte e João Fragoso.
Fraguial e Viriato da Silveira sentem-se satisfeitos por poder fazer parte deste “Salão Convívio – 2016” sobretudo porque esta sociedade centenária (reconhecida como entidade de Utilidade Pública em 1914) teve como primeiro director o pintor caldense José Malhoa.