Ópera Don Giovanni encerra festival, no domingo

0
352
O festival teve casa cheia durante a primeira semana

O Festival de Ópera de Óbidos (FOO) está de regresso para aquele que será o seu último fim-de-semana. Um recital de ópera, a decorrer no Museu Abílio de Mattos e Silva (de entradas livres), é a proposta para o final de tarde de hoje, quinta-feira. Nos dias 15 e 17, a Quinta das Janelas, nas Gaeiras, serve de cenário para a ópera Don Giovanni, de Mozart, que no elenco conta com a participação da soprano caldense, Rita Marques, entre outros reputados intérpretes nacionais e internacionais. No sábado à noite, o mesmo espaço acolhe uma gala de ópera, pensada, pela organização, para oferecer uma perspetiva sobre as personagens femininas de três grandes óperas — Carmen de Bizet, La Traviata de Verdi e Rigoletto, também de Verdi.
“No próximo fim-de-semana contamos ter casa cheia novamente e vamos, com toda a certeza, poder apreciar o que de melhor se faz em Portugal, na região e no concelho. Esta é uma aposta para os próximos anos e vamos continuar a surpreender”, salienta o presidente da Câmara, Filipe Daniel.
O FOO foi retomado este ano, numa parceria da ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes e município de Óbidos. Começou no passado fim-de-semana com a apresentação de quatro récitas de La Serva Padrona, de G. B. Pergolesi, e A Voz Humana, de F. Poulenc, que suscitaram um “enorme interesse e afluência de espectadores”, refere a organização. José Rafael Rodrigues, vice-presidente da ABA e coordenador do festival, salienta que “este regresso do FOO comprova que é possível afirmar Óbidos como uma referência no panorama operático nacional e internacional”. Com um investimento superior a um milhão de euros, para quatro anos (2023-26), este festival resulta de uma candidatura ao Apoio Sustentado da DGArtes. ■