Orquestra  de A-dos-Francos gravou álbum para assinalar 10º aniversário

0
1296
- publicidade -

Realizou-se nos primeiros dias de Agosto mais um estágio da Orquestra de Sopros de A-dos-Francos que se encontra a celebrar o seu 10º aniversário.
A data foi assinalada com concertos naquela vila caldense e no CCC. Neste último, no concerto que teve lugar a 4 de Agosto, foi feita uma gravação ao vivo que vai constar de um CD comemorativo para assinalar a primeira década deste projecto.

Este ano participaram no estágio uma centena de músicos que durante cinco dias vieram para A-dos-Francos praticar música. E pela primeira vez, Pedro Santos, um dos maestros responsáveis pelo projecto, teve que recusar pedidos dado que havia 140 pessoas interessadas em inscrever-se e não há condições na vila para albergar tanta gente.
Todos os participantes frequentam conservatórios e há muitos que são professores de música que querem continuar ligados a esta orquestra de sopros, única no país.
Do programa de concertos deste ano fizeram parte seis peças, com destaque para “Abertura Incógnita” de Ângelo Moreira, obra incluída no primeiro concerto desta Orquestra há 10 anos. Seguiram-se quatro peças de autores portugueses e estrangeiros, escritas para  este tipo de orquestra. Foi também interpretado o tema “Danças Sinfónicas de West Side Story”, de Leonard Bernstein.
Este projecto, criado em Agosto de 2007 não tem qualquer apoio estatal. Segundo Pedro Santos, que divide a direcção do projecto com Tiago Alves, o grupo tem o seu futuro assegurado enquanto puder continuar a contar com o apoio da população de A-dos-Franco para o alojamento e refeições.

- publicidade -

- publicidade -