Orquestra juvenil de Óbidos volta a ganhar em Espanha

0
296
O maestro João Raquel com a sua orquestra depois de terem gravado a música que lhes proporcionaria o prémio

A Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO), dirigida pelo maestro João Raquel, venceu o concurso online de bandas juvenis III Certamen de Bandas Juveniles “Memorial Francisco Fort”. Foi o segundo ano consecutivo que a banda obidense venceu, na sua categoria, a competição organizada por El Centro Artístico Musical de Moncada, em Moncada perto de Valência (Espanha) e que contou com a participação de uma dúzia de bandas portuguesas e espanholas.
As gravações tiveram lugar no Auditório da Casa da Música e depois foi enviado o vídeo para Espanha, tendo os resultados sido conhecidos em inícios de Março. De acordo com o maestro João Raquel, este ano participaram numa categoria diferente, mais exigente, o que ainda torna a vitória mais importante. O responsável mostra-se satisfeito com a notoriedade que têm obtido fora do país e lamenta que, muitas vezes, não consiga ver esse mesmo reconhecimento na região.
A Orquestra Juvenil da SMRO é composta por cerca de 40 elementos, com idades compreendidas entre os 10 e os 22 anos. “É um grupo bastante heterogéneo, muito motivado e que trabalha com bastante humildade”, disse o maestro à Gazeta das Caldas, acrescentando que o ano passado fizeram a sua primeira internacionalização, com uma actuação perto de Sevilha, e gravaram um CD.
João Raquel salientou ainda que estes prémios só se conseguem “devido ao espirito de equipa que vivemos na SMRO e à grande união entre maestro, músicos, pais e direcção”.