Os 50 anos da Mafalda de Quino encerra amanhã a edição da Maga

0
568
maga
Uma das exposições colectivas da Maga teve lugar no interior da antiga Casa da Cultura |DR

Amanhã, sábado, 26 de Novembro, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “50 anos de Mafalda” no Museu do Hospital e das Caldas. A contestatária personagem de banda desenhada, criada pelo argentino Quino (Joaquim Lavado), está a celebrar meio século de vida. Embora com 50 anos, a “filha” da classe média argentina consegue manter grande actualidade nas suas observações sobre a Humanidade em geral e a existência da sopa em particular.

Esta mostra, que poderá ser vista até 18 de Dezembro, faz parte da sétima edição da Maga – Mostra de Artes Visuais que teve início a 17 de Novembro e contou com vários eventos onde a ilustração esteve em destaque.
A Maga reúne várias entidades locais e conta cada vez mais com a participação de autores de fora da região. Este ano estiveram em exposição vários trabalhos de alunos das Belas Artes de Lisboa.
As várias exposições, que se realizaram no Museu Malhoa, no Hotel Madrid e no Céu de Vidro (que também funcionou como ponto de encontro e de venda), apresentaram de forma colectiva o trabalho de vários autores que usam uma grande diversidade de técnicas em cartazes, ilustrações, fanzines e serigrafias.
Em conjunto, os eventos da Maga – que incluíram também performances, concertos, espectáculos, feira de fanzines, workshops e pintura mural – “atraíram 700 pessoas”, disse Nuno Bettencourt, um dos responsáveis do Atelier Arte e Expressão. “Temos a ideia de trazer para o ano autores que se formaram nas Caldas e hoje estão a trabalhar em Lisboa, no Porto e até fora do país”, disse o organizador.
Para esta edição da Maga o Atelier Arte e Expressão aliou-se ao Centro Português de Banda Desenhada (Amadora) e a associações de outras cidades, como a Ó da Casa (Guimarães), LAC (Lagos), Bichinho de Conto (Óbidos) e ainda às caldenses Grémio Caldense, Nau, Dar e Pogo.