Pais de Valado dos Frades querem juntar miúdos e graúdos à volta dos livros

0
474

Um clube de leitura onde crianças e adultos se entregam à magia das histórias e do qual pode sair um livro da escritora nazarena Isabel Ricardo. A proposta é da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de Valado dos Frades (APEVAL), que na noite do passado sábado, dia 28 de Abril, apresentou o Clube de Leitura “Entre sonhos e livros”.
O clube vai ter três vertentes. Na primeira, destinada aos pais e alunos do ensino pré-escolar, desperta-se a curiosidade dos mais pequenos para o mundo da leitura. Já ao nível do ensino básico, a leitura volta a unir crianças e os seus familiares, porque “a família é fundamental”, diz Hélder Cunha, da APEVAL. O que se pretende é “que os pais dêem o exemplo” aos miúdos e a partir da interpretação de textos se partilhem ideias e se criem entendimentos. Por fim, haverá ainda uma vertente mais virada para os adultos, aberta a todos os interessados.
Apresentado no decorrer de um Encontro Literário e Musical organizado pela APEVAL, o Clube de Leitura “Entre sonhos e livros” pretende ainda reunir diversas histórias sobre Valado dos Frades e a região que serão debatidas nos encontros dos diferentes grupos de leitura e podem vir a fazer parte de um dos próximos livros de Isabel Ricardo, onde se contará “uma aventura no Valado dos Frades ou em terras dos Coutos de Alcobaça”, diz Hélder Cunha. “Foi lançado o desafio à escritora, ela achou interessante, está-nos a apadrinhar, penso que vamos ter pernas para andar”, congratula-se o responsável.
O Clube de Leitura vai funcionar quinzenalmente na sede da Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR).

J.F.