“Paisagens Solitárias” de Tiago Gomes no Museu do Hospital

0
588
- publicidade -

Gomes“Paisagens Solitárias”, assim se designa a exposição do caldense Tiago Gomes, inaugurada a 12 de Setembro, no Museu do Hospital e das Caldas.
Trata-se de uma mostra dedicada à fotografia documental que resultou do projecto final de curso de Som e Imagem da ESAD deste caldense, de 27 anos. Da mostra fazem parte fotografias que este captou pelas estradas entre Portugal e Itália, numa viagem realizada em 2013 na companhia do seu pai, motorista de transportes internacionais.
Com o pai perto da reforma, Tiago Gomes resolveu documentar um dos percursos que este costuma fazer ao volante de um camião TIR.
“Decidi pegar na máquina de grande formato e mostrar a grandeza das viagens que o meu pai fazia”, disse o autor na inauguração da mostra.
Durante a viagem, feitas pelas estradas de Portugal, Espanha, França e Itália, Tiago Gomes recolheu registos das paisagens com uma máquina de grande formato. “A primeira vez que a montei demorei uma hora”, contou o autor. Com a prática, passou a conseguir colocá-la operacional em 15 minutos.
O autor levou também uma câmara mais ágil, destinada a captar a essência do dia a dia profissional do pai.
Presentes estão imagens que documentam não só os contratempos que houve naquela viagem  – como um furo e alguns problemas com as guias de transporte – mas também os momentos de descanso e de pausa para as refeições do motorista.
Tiago Gomes quis usar no seu trabalho final de curso apenas meios analógicos, até porque estes “estão a entrar em desuso”. E como esta foi uma das últimas viagens que o seu pai fez, Tiago Gomes concorda que há neste seu projecto de final de curso, uma espécie de homenagem ao pai, que dedicou 40 anos aos transportes internacionais. E se para Tiago Gomes as paisagens que via eram lindas, estas há muito que deixaram de ser apreciadas pelo motorista. Com a  rotina e com o tempo “o que eu via, não era visto pelo meu pai para quem o que existia era o alcatrão”. De tal forma que o filho quis documentar o percurso e mostrar nesta exposição como são afinal as paisagens que este percurso tem.

Representar Portugal no Azerbeijão

Tiago Gomes foi aceite em Julho, no projecto internacional “Ganja City through the Eyes of European Youth”. Foi o único português seleccionado e fez parte de um grupo de 15 jovens fotógrafos europeus que fotografaram Ganja, uma cidade do Azerbeijão, que será a capital da Juventude em 2016. Durante seis dias, os autores fotografaram os habitantes e o quotidiano daquela cidade. As melhores imagens foram seleccionadas por um júri internacional e deram origem a uma exposição que será dada a conhecer nas cidades dos fotógrafos.
Este projecto será apresentado nas Caldas, nos Silos, em meados de Outubro. Da mostra fazem parte quatro fotografias do caldense que registaram o quotidiano  daquela cidade.
Antes Tiago Gomes já tinha feito voluntariado na Macedónia e foi também foi um dos autores escolhidos para realizar um filme sobre os direitos do cidadão europeu.
“Para mim, as experiências internacionais são essenciais pois enriquecem-me”, disse o caldense que trabalha há alguns anos em Braga.

- publicidade -

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -