Pepetela e Arturo Perez-Reverte no Folio

0
1172
Gazeta das Caldas
| D.R.

O escritor angolano Pepetela e o espanhol Arturo Perez-Reverte são dois dos autores que estarão presentes na edição deste ano do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, cidade criativa da UNESCO nesta disciplina, que decorre entre 27 de Setembro e 7 de Outubro.
As fake news e a ditadura da tecnologias serão alguns dos assuntos em debate no festival, que este ano tem por tema “Ócio, negócio. A invenção do futuro”. A programação inclui conversas com escritores, aulas e palestras, exposições e concertos, entre outras actividades ligadas ao livro e à cultura.

Dividido por vários capítulos – autores, educa, ilustra e folia – o festival deste ano apresenta uma extensão dessas áreas, com o Folio Apresenta, onde serão apresentados livros e novos projectos, o Folio Mais Activo, ligado à saúde e bem-estar, e o Folio Masterclasses, com aulas sobre literatura. O escritor Gonçalo M. Tavares voltará a Óbidos para dar um curso de escrita criativa.
Ao nível da folia, estão já confirmados espectáculos com Mafalda Veiga, JP Simões com Kimi Djabate, e Samuel Úria com Manuela Azevedo e Manel Cruz. O Folio Boémio será outra novidade deste ano, que arranca depois da meia-noite e promete muita animação.
O Dia Europeu das Línguas, que se assinala a 29 de Setembro, será comemorado no festival com diversas actividades.