Pequena biblioteca comunitária inaugurada na freguesia do Vau

0
586
Cerimónia contou com a presença de dirigentes e autarcas

Depois da Sancheira Grande, também a freguesia do Vau podem orgulhar-se de dispor de uma pequena biblioteca comunitária. A inauguração da Little Free Library do Vau decorreu, simbolicamente, na passada sexta-feira, no Dia Mundial do Livro, sendo a nona biblioteca deste género no nosso país e a segunda no concelho de Óbidos.
Localizada perto da sede da Junta de Freguesia, no centro da localidade, junto dos lavadouros, recentemente recuperados, a abertura da biblioteca pretende “incentivar a população a ter mais hábitos de leitura”, explicou o presidente da junta. Segundo Frederico Lopes, a recuperação dos lavadouros pretendeu ir para além do usufruto tradicional do espaço. “Não queríamos que este fosse apenas um local que as pessoas usassem unicamente para lavar a roupa, mas um local onde as pessoas pudessem estar, pudessem usufruir de um livro e viajar nas suas páginas”, sublinhou o autarca, formulando um agradecimento a Armando Franco, o artesão que fez a estante em forma de bateira, onde são colocados os livros.

Projeto tem livros em Inglês e Francês, pelo que também pretende servir a comunidade de estrangeiros que vive na freguesia

Sofia Couto, secretária da junta de freguesia, explica que “o conceito do projeto está baseado na partilha”, justificando que a biblioteca também se destina à comunidade de estrangeiros que vive na freguesia, “já que há uma parte com literatura em Inglês e Francês”.
Já a vereadora da Cultura, Margarida Reis, afirmou que este projeto “será fundamental para trazer as nossas crianças, as pessoas que estão nos centros de dia, para além do cidadão comum, a este espaço, mesmo no centro do Vau”, enquanto José Pereira, vice-presidente da câmara de Óbidos, destacou o trabalho que tem sido feito na Freguesia. “São atos como este que marcam a diferença”, asseverou.
Carminda Carreira, a poetisa popular do Vau, terminou aquela sessão recitando um poema da sua autoria, evocando algumas das lendas e histórias que fazem parte da história da freguesia. ■