“Pintura e Memórias”, assim se designa a exposição de pintura de Vasco Rodrigues patente na galeria do Posto de Turismo. O autor escalabitano, de 73 anos, vive nas Caldas e sempre gostou de pintar. Ainda em Santarém, seguia um grupo de pintores de ar livre que se reunia para retratar paisagens. Com eles aprendeu os primeiros passos da pintura, expressão a que se dedicou durante a sua vida.
Este autor trabalhou em decoração e moda e a sua criatividade foi distinguida com vários prémios de decoração de montras.
Aos 20 anos veio viver para as Caldas e trabalhou durante vários anos na loja Monteiro e no centro comercial Barão.
Como se pode apreciar no Posto de Turismo, Vasco Rodrigues retrata várias naturezas mortas e paisagens das Caldas, São Martinho, Nazaré e de Santarém. A exposição, além das suas pinturas, integra também fotografias da participação de Vasco Rodrigues no Carnaval das Caldas na década de 70, do qual fez parte como folião e também como responsável pela construção e decoração dos carros do corso.
As obras que agora se encontram na galeria do Posto de Turismo podem ser apreciadas até 26 de Novembro e resultam da reunião de espólio familiar. No entanto, há mais obras de Vasco Rodrigues vendidas e oferecidas que não se conhece onde estão. É desejo do artista e da família realizar um levantamento e registo fotográfico dos seus trabalhos com o intuito de realizar uma segunda exposição. Pretende-se também reunir os conteúdos para uma publicação que reúna toda a obra do pintor. Quem possui pinturas ou desenhos deste autor, pode entrar em contacto com a filha, Sandra Rodrigues através do seu e-mail sandra.roda@gmail.com