O Armazém das Artes – Fundação Cultural, em Alcobaça, propõe para este fim-de-semana uma programação capaz de agradar a todos os gostos.
Hoje, 20 de Janeiro, alunos da Oficina de Expressão da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça vão interpretar poemas de D. Dinis, António Nobre, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Mendes de Carvalho, Vinicius de Moraes, Virgínia Victorino, Alexandre O’Neill, Joana Bento, Sílvia Pereira e Rodolfo Gomes, numa sessão a que deram o nome de “Os ais da poesia”.
Logo a seguir serão distinguidos todos os que no ano lectivo de 2010/2011 se distinguiram no âmbito do projecto aLeR+ da escola. Marcada para as 21h30, a sessão de poesia tem entrada livre.
Amanhã estão de regresso as oficinas da companhia alcobacense S.A.Marionetas. As Marionetas de Luva/Meia dão o mote a uma nova sessão, destinada a miúdos e graúdos. A partir das 15h00 os participantes aprendem a construir bonecos a partir de uma meia e depois levam a marioneta para casa.
A oficina custa 7,50 euros para a dupla criança+adulto ou só para adulto. Um valor que desce para os 7 euros no caso de se tratar de Amigos do Armazém das Artes.
No domingo é evocado o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, que se comemora a 27 de Janeiro. Para assinalar o dia, o Armazém das Artes promove a conferência “A Memória do Holocausto – Vítimas e Heróis”, com a professora Olga Garcia, pelas 18h00 e com entrada livre.
Esta é uma conferência que decorre em torno da temática da exposição “Pratos de Guerra – Pratos de Paz”, que mostra no foyer da Fundação Cultural os 31 “Pratos da Guerra” que até ao momento se conhecem como produção da Olaria de Alcobaça, fundada em 1928 por Silvino Ferreira da Bernarda, António Vieira Natividade e Joaquim Vieira Natividade e que acabaria por encerrar em 1984. Uma exposição que pode ser vista até 26 de Fevereiro.