Poesia voltou a ser celebrada com música na Biblioteca das Caldas

0
53
Jovens músicos da Orquestra Juvenil de A-dos-Francos animaram esta sessão onde participou gente de todas as idades

Música e teatro uniram-se à palavra, na Biblioteca, para assinalar o Dia da Poesia

O auditório da Biblioteca das Caldas transformou-se, no passado sábado, em palco para a declamação de poesia e também para apresentação de trechos de música, de teatro e de dança. Ao todo, segundo a organização do evento, terão passado por esta iniciativa cultural, organizada Comunidade de Leitores e Cinéfilos, cerca de 130 pessoas.
A 16.ª Comemoração do Dia Mundial da Poesia decorreu ao longo de três horas e contou com a presença de vários jovens, salientou Carlos Gaspar, elemento desta comunidade de Leitores e Cinéfilos.
A sessão, que contou com a presença da vereadora da Cultura, Conceição Henriques, teve início com a apresentação de três números de musicais pelo grupo Super Flash, dirigido pela coreógrafa Sónia Luís. Foi uma oportunidade para assistir a conhecidos momentos de “Fame” e também de “Música no Coração”, que foram muito aplaudidos pela assistência.
Já em “Tempo de Poesia”, participaram Emilly Duffy, Joana Cavaco, José Valadas, Palmira Gaspar e Victor Duarte. A assistência mostrou o seu agrado e também participou no famoso poema de Vinícius de Morais, “Dia da Criação”, repetindo o refrão “Porque hoje é sábado”, dezenas de vezes.
Seguiu-se um grupo de quatro jovens atores do Teatro da Pessoa, que, dirigidos por Tânia Leonardo, apresentaram “Deixa Ser” um conjunto de poemas encenados que surpreendeu o público.
A terminar a sessão, atuaram 16 elementos da Orquestra Juvenil de A dos Francos. Dirigida pelo maestro Diogo Esteves, nesta que foi a quinta atuação, foram interpretados quatro temas de música de concerto, sendo os 3 primeiros da autoria de Anne McGinthy, terminando com o conhecido tema “Land of Hope And Glory”. Mais de metade dos intérpretes têm entre os 5 e os 12 anos e alguns deles, pelo talento musical que exibem, já fazem parte também da Banda Filarmónica de A-dos-Francos.