Pórticos de Carlos Oliveira inaugurados na Burinhosa

0
1971

1-porticosPortas da Burinhosa é como se designa a nova obra escultórica de Carlos Oliveira que pode ser vista na entrada da aldeia da Burinhosa (Pataias) e que foi inaugurada a 10 de Agosto.
Este monumento de arte pública é constituído por dois pórticos, cada um deles com 8,5 metros de altura por 15 metros de comprimento. Em ambos o escultor caldense representou altos relevos sobre as histórias, as profissões e as actividades das pessoas desta aldeia.
Esta é só a primeira parte da intervenção do escultor caldense num parque temático que pertence ao empresário Joaquim Coutinho Duarte. O parque da Burinhosa está planeado para ter um anfiteatro e uma zona de restauração, entre outras áreas de apoio ao público.
Além dos dois pórticos, o espaço vai contar com outras obras escultóricas de grande dimensões (entre 1,80 e os seis metros) da autoria do caldense Carlos Oliveira. O parque da Burinhosa conta com um investimento de 300 mil euros, por parte de Coutinho Duarte, empresário local que tem várias empresas em Angola.
O caldense já foi o autor de uma obra de homenagem ao resineiro, profissão dos pais do empresário. Na cerimónia de inauguração do pórtico estiveram presentes várias entidades da região, incluindo a vereadora e deputada Maria da Conceição Pereira.
Na cerimónia de inauguração das portas da Burinhosa, o espaço acolheu a última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que partiu daquela aldeia alcobacense para terminar em Lisboa.

N.N.