Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 15:36
- publicidade -
InícioCulturaProfessora da ESAD venceu Prémio AICA de Arquitectura

Professora da ESAD venceu Prémio AICA de Arquitectura

-

Célia Gomes, docente da ESAD, foi distinguida com o Prémio AICA (da Associação Internacional de Críticos de Arte) Arquitectura 2016, pela obra de requalificação da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço D’Arcos. O prémio foi atribuído aos arquitectos Célia Gomes e Pedro Machado Costa (a.s* atelier de santos), autores do projecto, que foi ainda nomeado para os prémios internacionais “EU Prize for Contemporary Architecture – Mies VanDer Rohe Award 2017” e “Architizer2017”.
Para Célia Gomes, a atribuição do prémio “foi uma boa surpresa” dado que “é o reconhecimento da qualidade arquitectónica da obra”.
O projeto envolveu a requalificação da escola existente, “que ocupa um extenso quarteirão suburbano na periferia de Lisboa, caraterizado pelo declive acentuado e pela ausência de uma relação direta com a rua e a cidade”, explicou a docente.
Célia Gomes é professora no curso de licenciatura em Design de Ambientes na ESAD nas áreas de Projecto e Desenho. Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1996), a sua formação passou também pela Technische Universiteit Delft, Faculteit der Bouwkunde, Holanda (1995/96). Atualmente é doutoranda em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura de Lisboa.
Dos projectos e obras da sua autoria destacam-se as Residências Universitárias das Laranjeiras, projecto premiado com o Prémio Especial dos Sócios FAD 2007, Barcelona, o Museu da Ribeira Grande e a Biblioteca Central da Universidade dos Açores, nomeada para o European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe e para os Prémios FAD, ambos em 2004.

Gazeta das Caldas
[showhide]
Designer gráfica ganhou bronze em Cannes

Elsa Rodrigues, formada em Design Gráfico na ESAD, recebeu o bronze na categoria Design, na competição internacional Young Lions, cuja final decorreu recentemente em Cannes.  A jovem participou em dupla com Inês Coelho e o desafio consistia em desenvolver a identidade gráfica das submarcas da UN Women, a área das Nações Unidas que promove a igualdade de género. Participaram duplas de jovens de 23 países.
Depois do briefing, os jovens designers de todo o mundo tinham apenas 12 horas para desenvolver o projecto. Na categoria de design, as equipas desenvolveram um sistema de submarcas que funcionasse tanto para líderes de opinião como para a opinião pública dos vários países. O primeiro e segundo lugares foram para as equipas da Irlanda e da Áustria.
Elsa Rodrigues é designer gráfica, licenciada em Design Gráfico pela ESAD em 2011 e mestre na mesma área também pela escola de artes caldense (2014). É pós-graduada em Design Editorial pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa. Actualmente trabalha na Fuel.

[/showhide]

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.